EQST

O Que Artroplastia Total?

O que é Artroplastia Total?

Na artroplastia total de quadril (também chamada de prótese total do quadril), o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos. A cabeça do fêmur lesionada é retirada e substituída por uma haste metálica, que é colocada no centro oco do fêmur.

Como é feita a artroplastia total do quadril?

A artroplastia de quadril é feita sob anestesia no centro cirúrgico, que pode ser um bloqueio regional ou anestesia geral. O médico cirurgião faz um corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa, dependendo da sua escolha, e retira as partes desgastadas pela artrose e coloca a prótese.

Quanto tempo demora a cirurgia de artroplastia total de quadril?

O tempo médio de duração de uma cirurgia de Artroplastia Total de Quadril é de 02h30min, porém algumas condições do paciente podem aumentar esse período. Para a realização dessa cirurgia é realizado uma incisão (corte) na pele que geralmente ocorre na face lateral da coxa.

O que é uma cirurgia de artroplastia?

É uma cirurgia que tem como objetivos substituir uma articulação “doente” por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.

O que causa artroplastia de quadril?

A Artrose primária é a principal causa para o procedimento de Artroplastia de Quadril mas outras patologias podem evoluir para isso, como a osteonecrose da cabeça femoral, artrites inflamatórias, sequela de fraturas do acetábulo e do fêmur proximal, dentre outras patologias.

Quais as possíveis complicações da artroplastia?

A complicação mais freqüente foi rigidez, que ocorreu em nove (7,5%) artroplastias, seguida de embolia pulmonar com trombose venosa profunda e problemas com a ferida operatória em cinco (4,2%), óbito em três (2,5%), soltura do componente patelar, neurite do ramo infrapatelar do nervo safeno e distrofia simpático- ...

O que pode levar a uma pessoa a necessitar a realização de uma artroplastia de quadril?

Artrite reumatoide; Artrite séptica; Artrite psoriática; Fraturas e sequela de fraturas do quadril.

Quais os cuidados com a prótese de quadril?

Cuidados para não deslocar a prótese de quadril
  1. Não cruzar as pernas;
  2. Não dobrar a perna operada mais do que 90º;
  3. Não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora;
  4. Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese;
  5. Manter a perna com a prótese esticada, sempre que possível.

Quais movimentos devem ser evitados no pó imediato?

Alguns movimentos que devem ser evitados nas três primeiras semanas, pois, oferecem risco de luxação, em incisões anteriores: rotação externa, extensão, abdução; no caso de acesso posterior: rotação interna, flexão e adução; e em acesso lateral: adução e rotação externa.

Qual o melhor material de prótese de quadril?

Pacientes jovens , necessitam de materiais com menor coeficiente de atrito, para assim ter um menor desgaste e ter uma maior durabilidade. Nesses casos escolhemos as cabeças de cerâmica , pois tem menor coeficiente de atrito é assim maior durabilidade que as cabeças metálicas.

Quais são as indicações e principais complicações de uma artroplastia de quadril?

Principais complicações da artroplastia de quadril: ensaio iconográfico
  • INTRODUÇÃO.
  • TERMINOLOGIA.
  • OSSIFICAÇÃO HETEROTÓPICA.
  • FRATURA PERIPROTÉTICA.
  • OSTEÓLISE/INFECÇÃO.
  • DESGASTE.
  • LUXAÇÃO.
  • CONCLUSÃO.
3 de fev. de 2020

Qual orientação O fisioterapeuta deve passar para um paciente que está no Pós-operatório imediato de uma artroplastia total de quadril ATQ )?

Além disso, o fisioterapeuta deve orientar sobre a posição do paciente no leito e realizar decúbito dorsal e rotação neutra dos membros inferiores. Deve-se também ser realizada a elevação dos membros inferiores de 25o a 35o no pós-operatório imediato.

Quais complicações que podem ocorrer após a colocação de uma prótese de quadril?

Desgaste e osteólise são causas comuns de falha das artroplastias de quadril a longo prazo. Os pacientes são tipicamente assintomáticos, a não ser que evoluam para o afrouxamento da prótese ou fratura. Dor também pode ser resultado de inflamação na sinovial ao redor da prótese.

Quais cuidados são essenciais ao paciente em Pós-operatório imediato de artroplastia de quadril?

O curativo da incisão cirúrgica deve estar sempre limpo e seco, em suas trocas devem-se observar manifestações de infecção: hiperemia, dor, edema e presença de exsudato.