A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.
Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?
Doenças respiratórias crônicas são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Representam um dos maiores problemas de saúde mundial.
As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. As mais comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite.
Assim, as principais medidas para prevenir as infecções respiratórias, são:
Chiado no peito, tosse crônica e falta de ar são sintomas ligados às doenças respiratórias. Ao procurar um médico, a preocupação do paciente volta-se para bronquite ou pneumonia. O exame das vias aéreas é um indicador de lesões que causam esses sintomas. Entretanto, a causa da doença pode estar na via digestiva.
Principais sintomas
Alguns medicamentos que poderão ser indicados pelo médico são os broncodilatadores e os corticoides. Além disso, parar de fumar e reduzir a inalação de agentes químicos evitam que essas doenças piorem.
A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.
Como é o tratamento
As infecções respiratórias agudas (IRAs) constituem uma síndrome clínica cujos agentes infecciosos mais comuns são vírus respiratórios e bactérias, como Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenza.
Pode ocorrer tanto por infecção viral como bacteriana. Os principais patógenos são: a bactéria Streptococcus pneumoniae e o vírus sincicial respiratório. Uma das causas da otite em crianças tem a ver com o tubo de eustáquio, uma pequena passagem que conecta a parte superior da garganta com o ouvido médio.
Patofisiologia
As três infecções de vias aéreas superiores mais comuns são: Rinofaringite aguda (“resfriado”), Faringoamigdalite aguda (“infecção de garganta”) e Rinosinussite aguda (“sinusite”). O resfriado o é uma infecção leve das vias aéreas superiores - nariz e garganta.
O muco ou ranho é um fluido visco-elástico de origem biológica. É produzido pelas membranas mucosas como método de proteção de superfícies no ser vivo, contra a desidratação (pulmão), ataque químico (mucosa do estômago), bacteriológico (mucosa respiratória) ou simplesmente como lubrificante (esófago, cólon).
Sabe-se que a secreção é o aumento da produção do muco pulmonar, caracterizando patologia, que associado com células e resquícios do próprio pulmão irá provocar sons pulmonares patológicos.
Caso a pessoa tenha tosse com catarro transparente, é recomendado que faça nebulização para diminuir a espessura e a quantidade de muco, ajudando a respirar melhor, além de tossir sempre que sentir a presença de secreções, evitando engoli-las, além de beber pelo menos 2 litros de água durante o dia para fluidificar as ...
Principais sintomas