Dessa forma, os principais causadores das doenças transmitidas por alimentos são:
Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Os sintomas mais comuns das DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados dentre outros.
É considerado surto de Doença Transmitida por Água e/ou Alimento (DTA) o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem. Também conhecida como Intoxicação Alimentar.
São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.
Intoxicação alimentar é uma doença que tem como causa a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, seja por fungos, bactérias, microrganismos ou vírus que afetam o sistema digestivo.
O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
– A tampa do vidro estiver amassada ou estufada… O palmito certamente está estragado. – Se a água estiver colorida, branca ou turva… Alguma coisa ruim aconteceu ali para que a água não esteja limpinha.