Segundo a Federação Internacional de Natação (FINA), as medidas oficias são: Semiolímpicas: 25 m de comprimento, 20 m de largura, 2 m de profundidade e oito raias com 2 m largura. Olímpica: 50 m de comprimento, 25 m de largura, 2 m de profundidade e oito raias com 2,5 m de largura.
As instalações das competições de saltos ornamentais apresentam uma piscina (de no mínimo 20 x 25m e com 5m de profundidade no ponto mais fundo) e uma torre que comporta as plataformas e trampolins da competição.
Existem pelos menos 82 tipos de salto. Há algumas posições básicas: grupada (corpo dobrado nos joelhos e quadris, joelhos juntos voltados para o peito); carpada (corpo dobrado na cintura e pernas retas); esticada (corpo reto); e livre (combinação de posições básicas).
Durante a execução, as etapas do salto avaliadas pelos árbitros são a posição inicial e a aproximação, a saída do trampolim ou plataforma, a fase de voo, a entrada na água e, no caso das disputas em dupla, a sincronia dos saltadores.
Salto Ornamental é um esporte individual que consiste em saltar de uma plataforma elevada, fixa ou não (trampolin), em direção a uma piscina, realizando uma série de movimentos acrobáticos e estéticos. ... Cada atleta salta três vezes, sendo que são descartados o melhor e o pior salto.
10 metros
O salto pode ser executado para frente ou para trás, nas posições estendida, carpada, grupada ou semigrupada, podendo ou não ser combinado com piruetas (rotações no eixo longitudinal do corpo).
Cada atleta então deve saltar cinco vezes do trampolim, saltos estes com limite de grau de dificuldade. Na plataforma, são quatro. Em saltos sem limite de dificuldade executados do trampolim, as mulheres apresentam cinco variantes e os homens, seis. Na plataforma, os homens saltam seis vezes e as mulheres, quatro.
O salto é um dos dois eventos que a ginástica artística feminina e masculina têm em comum. A outra é o solo....
Datado em 1891, o Nado Sincronizado já era praticado pelos alemães em Berlim. Mas acredita-se que de fato, o Nado Sincronizado surgiu no Canadá no início do século XX, com base em movimentos e técnicas da natação artística.
O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Artística, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.
O Nado Sincronizado é disputado sob três formas: Exige-se das praticantes uma técnica aprimorada em suas coreografias, que ocorrem em sintonia com o som sub-aquático. As atletas são avaliadas sob duas formas, em figuras e rotina livre.
As origens do Nado Sincronizado no Brasil estão fortemente ligadas ao nome da reconhecida nadadora Maria Lenk. A atleta nacional, após ter contato com essa nova prática em eventos mundiais dos quais participava com frequência, decidiu montar uma equipe do “ballet aquático” para apresentações no Rio de Janeiro, em 1943.
SW 9.