O profissional ético é aquele que é justo, correto, adequado. Qualquer decisão que seja tomada deverá estar de acordo a valores como: Honestidade – Ser honesto em qualquer situação, mesmo quando haja a oportunidade de não o ser. ... Integridade – Ser integro é agir conforme nossos princípios, ter conduta reta.
Exemplos éticos:
Sim. Podemos considerar atitudes éticas aquelas que não fere ao próximo quando executada, quando alguém procura ajudar o próximo, segue corretamente as regras da sociedade que vive, Respeita e colabora com os indivíduos ao seu redor, entre outras atitudes que acrescentam no grupo social que se convive.
Bom, atitudes éticas geralmente são atitudes morais feitas para um bom convívio em sociedade, espiritualidade abrange mais do que isso pois muitas atitudes éticas vem da religião em si (Principalmente no cristianismo).
A ética tem a ver com padrões, valores, e deveres, no que diz respeito à conduta humana. ... A maior parte dos eruditos bíblicos concorda que as ênfases éticas são parte significativa da Bíblia, mas discordam quanto à maneira como elas se relacionam com a vida, nos dias de hoje.
A ética espiritual – elementos para viver em paz consigo mesmo e com o próximo. ... É na diferença entre o pensamento e o sentimento espiritual que jaz o segredo para chegar-se a uma verdadeira compreensão ética, a qual os seres humanos necessitam para organizar o convício social de forma duradoura.
Ética é o estudo da moralidade, que define o que são comportamentos corretos. ... A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética.
A relação entre ética e religião se dá no campo da imposição de comportamentos moralmente corretos por meio da religião. ... Desta forma, a relação entre ética e religião ocorre na influência da religião no comportamento humano, sobretudo para que as pessoas se tornem mais éticas.
A educação é importante para que haja ética porque possibilita aos alunos terem conhecimento, e isso faz com que os mesmos sejam capazes de saber o que é ético e o que não é.
A relação entre ética e moral se dá como uma ideia de complemento, sendo que ambas são distintas. Na ética tem-se a reflexão dos princípios morais, enquanto na moral tem-se a aplicação de regras de conduta que são aplicados à determinado grupo.
Também é perfeitamente possível ser ético e imoral ao mesmo tempo, quando desobedeço uma determinada regra moral porque, refletindo eticamente sobre ela, considero-a equivocada, ultrapassada ou simplesmente errada. ... Entretanto, é comum confundir os termos ética e moral, como se fossem a mesma coisa.
Ultimamente, “imoral” e “amoral” têm sido aplicados para designar um mesmo significado: aquele que não tem moral, ética. ... Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.
Logo, aética significa não - ético, anti - ético, uma pessoa que não age de acordo com uma boa conduta.
Um problema ético é tudo o que não é certo, correto, nem atende aos padrões e afeta diretamente a sociedade e os indivíduos.