Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
As bactérias não conseguem produzir o prório alimento, por isso são chamadas de heterótrofas, como nós os fungos os protistas, as arqueobactérias e cianobactérias, apenas as plantas produzem o próprio alimento por isso chamadas de autótrofas.
As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.
As bactérias são micro-organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera, sendo que a maioria delas vive em colônias. As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia das reações de oxidação de compostos inorgânicos para formar substâncias orgânicas. ...
As bactérias autotróficas produzem seu próprio alimento . As heterotróficas não , precisam de um certo "hospedeiro" para se alimentar.
seres autotróficos
Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo. Eles dependem de outros seres vivos, que, muitas vezes, são seu alimento. Animais e plantas estão adaptados ao ambiente em que vivem.
Parasitismo. É quando um ser vivo vive dentro do corpo de outro ser vivo ou no corpo de outro ser vivo como parasita (hospedeiro). É o caso da pulga, do piolho e do carrapato que se alimentam do homem e de outros animais. Assim como os vermes vivem dentro do intestino do homem e de animais.
Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.
Quando falamos em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos, protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida. Apesar de bastante distintos, todos eles possuem características que permitem classificá-los como tais.
Resposta: Sobre os musgos: ( x ) Pertencem ao grupo das briófitas. ( ) São seres vivos heterotróficos absortivos.