É formado por cinco reservatórios (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro), os quais estão conectados por túneis subterrâneos e canais e formam o Sistema Equivalente do Cantareira. ... Em condições normais este sistema é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes.
Uma represa é um grande lago artificial que se forma a partir de uma barragem, ou barreira, que bloqueia ou desvia um curso de água. Pessoas e animais represam água para controlar rios e criar reservatórios, lagos e lagoas. ... Duas barragens construídas pelos antigos romanos na Espanha funcionam até hoje.
O volume morto é uma reserva com 480 bilhões de litros de água situado abaixo das comportas das represas do Cantareira. Até então, essa água nunca tinha sido usada para atender a população. A decisão de fazer essa captação foi tomada por causa da crise hídrica que atingiu o estado de São Paulo no ano passado.
As represas são construídas para armazenar água e garantir o abastecimento de milhões de pessoas, seja de água ou energia elétrica.
Represa. A construção de uma barragem na usina é necessária para represar a água do rio, retendo o curso de água, armazenando-a e através de suas comportas pode-se controlar a vazão d'água. A represa serve para suprir as estações de tratamento de água e consequentemente as cidades com água potável.
Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. ... Foram usadas mais de 50 milhões de toneladas de terra e rocha, que foram escavadas para ser feito o deslocamento do curso do rio Paraná, o sétimo maior do mundo.
Os valentes castores constroem diques para criar reservatórios de água profundos onde podem se abrigar de predatores, fazendo fluir o próprio alimento e os materiais de construção que utilizam.
O castor é um mamífero conhecido pela habilidade de construir. Ele usa galhos, pedras e lama para erguer estruturas chamadas barragens, que são construídas transversalmente ao rio para bloquear o fluxo de água, criando um grande lago. ... Os castores vivem em rios, riachos e lagos, mas também passam algum tempo em terra.
Alimentação. A dieta dos castores é estritamente herbívora. Alimentam-se do córtex, ramos e folhas das árvores que devastam e das raízes de plantas aquáticas.
Os esquilos comem, na maioria, plantas, além de frutas e cascas de árvores. Muitos se alimentam de grandes quantidades de sementes e nozes. Esquilos arborícolas enterram nozes e bolotas no chão para comer mais tarde.
SubstantivoEditar
Os castores vivem em pequenos grupos formados pelo casal e pelos filhotes ou em colônias que agregam diversas famílias. É a fêmea adulta que lidera o grupo, exceto na época do acasalamento (janeiro e fevereiro), quando o macho domina.
capivara
As maiores espécies de roedores que existem são:
35 – 66 kgAdulto
A capivara adulta apresenta comprimento entre 1,00 e 1,35 m, altura entre 0,50 a 0,65 m e peso em torno de 60 Kg, chegando a alguns casos a superar os 80 Kg.
Se defender é natural e instintivo diante de alguma ameaça, isso quanto a todos os animais. Pense na situação de um animal ou pessoa recebendo algum tipo de ameaça de algum outro animal ou outra pessoa e ficando totalmente passivo, certamente você percebeu que não é o esperado. ...
O habitat natural da capivara são os corpos de água permanentes, ou seja, rios, lagoas e, em último caso pântanos. ... A água serve como esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizado para a reprodução.
O olho da capivara, considerada o maior roedor do planeta e típica da fauna brasileira, pode servir como fonte de pesquisa para a oftalmologia médica no que diz respeito à compreensão do funcionamento da visão e ao estudo de doenças genéticas que podem ser verificadas nos olhos dos seres humanos.
Maiores roedores herbívoros do mundo, as Hidrochoerus hidrochoeris (capivaras) são um exemplo de animal útil ao homem quando criados em fazendas, tanto a sua carne (que é mais saborosa e picante que a do porco) quanto a sua pele (couro muito apreciado para produção e acabamento de ferramentas) podem ser aproveitados.
Predadores naturais e uso comercial das capivaras Possuem como predadores naturais as onças, jaguatiricas, cobras, jacarés e cachorros-do-mato.
Uma das características principais da capivara, é ser o maior roedor entre todos, sendo assim já é possível imaginar que seus predadores devem ser fortes e assim o são. Eles são de diferentes espécies como as aves de rapina, cobras, jacarés, onças, leopardos e até cachorros selvagens.