A partir do Arduino, é possível executar projetos de automação residencial e comercial, conectando motores, lâmpadas e uma infinidade de sensores a ele. Ainda mais que existem versões muito reduzidas da placa, permitindo que os projetos caibam mesmo em lugares onde não há muito espaço disponível.
Como conectar o Arduino no seu computador Windows e rodar o seu primeiro programa
Juntando os programas Análogo ao que foi feito com os circuitos, para juntar os dois programas em um único Arduino você deve atentar-se ao que precisa realmente ser colocado e o que não pode ser repetido, não podemos simplesmente copiar e colar os dois programas juntos e esperar que funcione.
Para habilitar um computador para programar o Arduino Nano do kit são necessárias duas etapas:
Um projeto do Arduíno é chamado de sketch, e consiste tipicamente em duas partes (rotinas): a rotina de setup, que inicializa o sketch, e a rotina de loop, que normalmente contém o código principal do programa (é como a função main() da linguagem C).
A função setup() é chamada quando um sketch inicia. Use-a para inicializar variáveis, configurar o modo dos pinos(INPUT ou OUTPUT), inicializar bibliotecas, etc. A função setup() será executada apenas uma vez, apoós a placa ser alimentada ou acontecer um reset.
A void setup() é uma função que é executada apenas quando começa o programa e serve para configurar os pinos da placa e estabecer a comunicação serial com um computador.
A palavra chave void é usada apenas em declarações de funções. Ela indica que é esperado que a função não retorne nenhuma informação para a função da qual foi chamada.
Depois de criar uma função setup(), a qual inicializa e atribui os valores iniciais, a função loop() faz precisamente o que o seu nome sugere, e repete-se consecutivamente enaqunto a placa estiver ligada, permitindo o seu programa mudar e responder a essas mudanças. Use-a para controlar ativamente uma placa Arduino.
digitalWrite() Aciona um valor HIGH ou LOW em um pino digital. Se o pino for configurado como saída (OUTPUT) com a função pinMode() , sua tensão será acionada para o valor correspondente: 5V (ou 3.
Função digitalWrite() Esta função escreve um valor HIGH (alto) ou LOW (baixo) em um pino digital que tenha sido configurado como OUTPUT (saída). ... Caso o pino tenha sido configurado como INPUT (entrada), a função digitalWrite() irá habilitar ou desabilitar o pullup interno do pino de entrada.
A função digitalRead() vai retornar um dos dois valores: alto ou baixo. Você pode usar esse valor de retorno como parte de um teste condicional em uma declaração se, por exemplo: if (digitalRead(pino) == LOW) { // O Botão está pressionado, faça algo! } Vamos usar uma extensão da declaração do if , o else .
O “XXXX” é o tempo em segundos que o processo vai esperar antes de executar o comando de desligamento. Por exemplo, se você quer que o seu computador desligue daqui uma hora, você vai inserir o comando dessa forma: shutdown -s -t 3600.
Quando um pino está em HIGH, ele produz na saída uma tensão de cerca de 5V, essa tensão faz passar uma corrente através do LED e o mesmo se ilumina. Quando o pino está em LOW, a tensão e saída é de 0V, fazendo com que a corrente pare de circular e o LED fique desligado.
O comando digitalWrite(10,LOW) desliga o led. O comando delay(1000) faz o arduino esperar 1 segundo antes de executar o próximo comando. Para fazer o arduino esperar 2 segundos use delay(2000), para fazer esperar 5 segundos use delay(5000), para fazer esperar 1 minuto use delay(60000) , e assim por diante.
pesar de um resistor não possuir um lado específico para ser ligado, o LED possui. Para entender melhor como identificar um LED, veja a figura 3. Ligue o anodo (positivo) junto ao resistor, e o catodo (negativo) no aterramento do Arduino (GND).
Criar um circuito para ligar e desligar um led através de um botão de pressão (pushbutton), que se estiver pressionado acende o led, se não apaga o led.
Os Leds deverão piscar, um por vez e durante um certo tempo, conforme a sequência definida por seus pinos de ligação no Arduino. Isso se repetirá indefinidamente, enquanto o Arduino estiver ligado. Os pinos digitais 2, 3, 4, 5, 6 e 7 são saídas, onde cada pino é ligado a um Led.
Conecte a perna negativa do led, através de um jumper, na linha horizontal negativa da protoboard (é importante usar um resistor em série de 150 ohms entre o led e o jumper). Agora, conecte o início da linha negativa da protoboard na porta GND do Arduino e o início da linha positiva na porta de 5V.
Veja o post sobre a placa do Arduino para entender melhor cada processo. Para ligar qualquer LED, o circuito será essencialmente o mesmo. O cátodo deve ser ligado ao GND e o ânodo ao 5v, mas uma das pontas deve ser ligada primeiro ao resistor (220Ω).
Montar 3 LEDs em um protoboard, cada um com o seu próprio resistor. Colocar cada LED sendo comandado por uma porta do Arduino. Piscar cada LED usando uma porta do Arduino. Veja a montagem na figura do Protoboard com 3 LEDs.
Para isso podemos utilizar o pull up interno do Arduino como mostra o esquema abaixo. No esquema a cima quando o botão estiver pressionado o pino escolhido estará com 0V e quando não estiver pressionado estará com 5V. A imagem abaixo mostra o esquema de ligação para os exemplos apresentados a seguir.