Na teoria de Melanie Klein, já no primeiro ano de vida, a criança alterna, em seu psiquismo, as posições esquizoparanóide e depressiva. Para ela, essas 'posições' não terminam, em função de um pretenso desenvolvimento psíquico. Sendo assim, esse comportamento de alternância se repetirá constantemente.
Clivagem, dissociação, cisão ou splitting (em alemão: Spaltung), na psicologia, é um mecanismo de defesa comum definido como a divisão ou polarização de crenças, ações, objetos ou pessoas em bons e maus, concentrando-se seletivamente em seus atributos positivos ou negativos, por exemplo, a pessoa profundamente ...
As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos.
Essas células circulam pelo sangue e atuam como uma frente de proteção, que age de forma específica contra cada tipo de invasor. As células que iniciam o combate são chamadas de macrófagos. Elas capturam as substâncias estranhas encontradas no interior do organismo e alertam o sistema imunitário sobre a invasão.
As células do sistema imunológico são extremamente organizadas, tendo cada uma sua função específica. ... Se o organismo entrar em contato com qualquer agente infeccioso, ele desenvolverá linfócitos especiais, que são chamados de células da memória, capazes de reconhecer esse agente infeccioso.
1 As principais células efetoras da imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer – NK (Tabela 1).
Depois da reacção do centro germinativo as células plasmáticas de memória encontram-se localizadas na medula óssea, que é o sítio principal de produção a longo prazo de anticorpos na memória imunológica.
As células de memória são específicas, isto é, o corpo produz um tipo de defesa para cada tipo de antígeno. ... Graças à capacidade das células de memória de reconhecer antígenos, algumas doenças são adquiridas apenas uma vez na vida, como é o caso da catapora.