Enquanto que, distintamente, os minerais secundários são definidos como os minerais cuja formação ocorre no solo, resultado da cristalização promovida pelo intemperismo sobre os minerais primários." ... Alguns representantes dos minerais secundários incluem os minerais de argila: ilita, montmorillonita e caulinita.
Diferenças de capacidade de troca de cátions em dois tipos de solos. ... A mineralogia reflete o tipo de argila (2:1 ou 1:1), assim argilas com maior capacidade adsortivas (do tipo 2:1) retém mais moléculas de herbicidas na matriz do solo quando comparada com argilas mais intemperizadas (do tipo 1:1).
Os argilominerais mais importantes encontrados nos solos são os do tipo 1:1 e 2:1. Os argilominerais 1:1 (grupo da caulinita) são formados pela superposição contínua de uma lâmina tetraédrica seguida de uma lâmina octaédrica [1]. Dentre os minerais 2:1 temos o grupo das esmectitas (montmorilonitas) e das micas.
Ball-clays – argilas sedimentares fluviais, cauliníticas, plásticas, de granulometria fina, cor cinza a preta, que se tornam brancas a bege após queima. China-clay – argila branca, composta por caulinita, mica e quartzo, formada por alteração de feldspatos em granitos e pegmatitos graníticos, sem transporte.
Com relação aos fatores ambientais o que se pode comentar é que a expansão é função principalmente da variação positiva da umidade em campo, ou seja, ao aumento do grau de saturação do solo.
Segundo o Manual de Levantamento de Solo (1975): corpos naturais na “ O solo é uma coleção de superfície terrestre, em parte modificado ou mesmo construído pelo homem a partir de material terrestre, contendo matéria viva e suportando ou capaz de suportar plantas e animais ao ar livre”.
Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.