Sintomas da rinite
Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos, em sua maioria, causada por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recorrentes são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a alérgenos, que, após sensibilização, ...
Com base nesses critérios a classificação das rinites se divide nos tipos abaixo.
Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal.
6 medidas para aliviar os sintomas da rinite
Outras medidas, naturais e econômicas, que ajudam na melhora dos sintomas da rinite alérgica:
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Alguns anti-histamínicos que podem ser usados para tratar a rinite alérgica são a loratadina, que pode causar sono e a desloratadina, ebastina ou bilastina, por exemplo, que são anti-histamínicos que geralmente não provocam sonolência.
Os famosos fast-food, ou seja, lanches rápidos e com poucos nutrientes, devem ser evitados em casos de rinite alérgica. Geralmente, eles possuem muitas gorduras saturadas, óleos, conservantes, açúcar refinado e outros ingredientes que podem prejudicar o sistema imunológico, aumentando as crises.
Quem sofre com rinite alérgica não deve beber leite De acordo com Gabriela Samico, o consumo de leite não causa a alergia, mas pode aumentar a quantidade de muco, agravando problemas respiratórios já existentes, como sinusite e rinite alérgica.
O ar mais gelado e seco em si não provoca rinite, mas pode deixar a mucosa nasal sensível. Daí o conselho de programar uma temperatura amena (entre 24 e 25 ºC) e adotar um umidificador.
Quem tem asma não pode tomar sorvete. Pessoas que têm asma podem consumir gelados normalmente.
Poeira, ácaros, fungos e pólen estão entre os mais comuns, assim como pelos e saliva de animais – principalmente os gatos. Como pessoas alérgicas costumam ser mais sensíveis, muitas vezes até mesmo odores fortes, como perfumes, tintas e fumaça de cigarro, provocam reações, fazendo o nariz coçar e causando espirros.
Com isso, o organismo começa a combatê-las, por serem “organismos estranhos” e há maior formação de muco, piorando assim os sintomas da rinite. O consumo de leite em si não causa a alergia, mas pode aumentar a produção de muco, agravando problemas respiratórios já existentes, como sinusite, asma e rinite alérgica.
Sim. Em presença de sintomas e sinais de problemas em garganta ou nariz sugere-se que é importante evitar bebidas geladas.
Se for sinusite, com secreção que desce dos seios da face pela retrofaringe, cai na glote e provoca tosse, o gelado piora o quadro.
Tenho enfisema pulmonar eu posso tomar sorvete ? Sim, é claro desde que na época certa do ano, , devagar, com moderação e desde que esteja com sua doença tratada e bem controlada no momento.
Mito e verdade. O sorvete não piora esse tipo de dor. Pelo contrário, o gelo pode, sim, ser um bom aliado para aliviar essa sensação. Por outro lado, se a dor de garganta tiver causa infecciosa – ou seja, se for causada por vírus ou bactérias –, tomar sorvete pode piorar tudo.
Os alimentos gelados, como sorvete, também devem ser evitados e os sucos de frutas ácidas, como laranja ou abacaxi, porque aumentam a dor ao passar na garganta inflamada.
Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.