O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.
Com o avanço das tecnologias , o homem passou a comprar Máquinas , que apenas uma máquina poderia fazer o trabalho de muitos homens,isso fez com que as pessoas saíssem do campo , para ir para cidade buscando melhor qualidade de vida,empregos e etc.
Verificado por especialistas Assim eles começaram a migrar para as cidades pois as indústrias que estava chegar seriam lucrativas o suficiente para que dessa maneira eles tivessem uma vida próspera, e dessa maneira mais lucros.
Nas cidades os imigrantes dedicaram-se às mais variadas atividades. Começaram a fazer outros serviços que até então não existia na cidade. Foi com eles que foi possível a implantação de indústrias. do que café, aqui plantaram os seus filhos e netos.
A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.
Geografia. A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.
A gentrificação corresponde ao processo de modificação do espaço urbano, em que áreas periféricas são remodeladas e transformadas em espaços nobres ou comerciais.
Desmetropolização. É um fenômeno recente, que visa o povoamento de uma cidade de menor porte para que os centros urbanos saturados venham a se desinchar com a quantidade de pessoas. Ou seja, consiste na fuga de grandes empresas para cidades não tão povoadas.