Jacques Louis David
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia do colorido. O maior representante da pintura neoclássica é, sem dúvida, Jacques Louis David (1748-1825).
Principais artistas do Neoclassicismo
Roma era considerada um dos principais centros do movimento, cidade onde vivia o crítico de arte alemão Joachim Winckelmann (1717 – 1768), considerado o fundador teórico do neoclassicismo, principalmente através de obras como “História da Arte Antiga“.
Jacques-Louis David
Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768. Estudou na Academia de Belas Artes, tendo sido aluno de Jacques-Luis David, líder do neoclassicismo e primo de Debret. Foi desenhista, pintor, cenógrafo, decorador e professor.
Destacam-se neste estilo: Jacques-Louis David e Jean-Auguste Dominique Ingres. Os escultores neoclássicos imitavam os antigos escultores gregos e davam uma grande importância ao drapeado e ao nu. ... O dinamarquês Bertel Thorvaldsen e o italiano Antonio Canova são os escultores que se destacam neste período.
A arquitetura neoclássica no mundo
O estilo neoclássico surgiu para fazer frente ao barroco e ao rococó. O neoclássico é um estilo que se inspira em estruturas da arquitetura greco-romana, sendo esse um dos principais fatores que fazem com que ele seja visto como opulente e austero. ...
Principais características: - Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. ... No Brasil, o neoclassicismo teve início em 1816, com a chegada da Missão Artística Francesa e a fundação da Escola Real de Artes e Ofícios. Portanto, podemos dizer que o movimento teve grande impulso com as ações de D.
São vários exemplos dessa arquitetura, algumas delas são a igreja de Santa Genoveva e a Porta do Brandemburgo na cidade de Berlim. A cidade de Roma era tida como uma das principais cidades que cultuavam o movimento. Lá morava o crítico Joachim Winckelmann, que foi considerado o fundador do neoclassicismo.
O Neoclassicismo foi um período artístico e literário, que surgiu como oposição ao Barroco e ao Rococó. Ele teve início em meados do século XVIII e foi até o século XIX. Teve como uma de suas principais características o resgate da cultura greco-romana da Antiguidade.
Estilo sóbrio, antidecorativo, linear, antissensual, volta-se ao desenho, simplicidade da natureza, nobre, sereno, histórico.
Alguns dos principais artistas do movimento neoclássico Europeu foram: Jacques-Louis David: (1748-1825) nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa; mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados à vida do imperador.
Ao vislumbrar a arte antiga, David desenvolve sua própria linha neoclássica, com temas tirados de fontes antigas e baseados nas formas e no gestual da escultura romana. Entre suas obras principais está O Juramento dos Horácios, que ilustra o clima de auto-sacrifício da revolução.
2-) O neoclassicismo pode ser entendido como um movimento que queria resgatar a cultura grego romana ,observando a forma a razão em sintonia com o contorno e a harmonia das cores . ... 5-) O outro nome de neoclassicismo é Academicismo .
Jacques Louis David (francês, 1748-1825): foi o mais característico representante do neoclassicismo. Durante alguns anos controlou a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da corte imperial, pintando fatos históricos ligados à vida do imperador Napoleão.
O Neoclassicismo estava em oposição ao rebuscamento e exageros dos detalhes ornamentais do Barroco e do Rococó. Em contrapartida defendia o rigor formal, a supremacia da técnica e a necessidade de um esboço em desenho antes da execução da obra, seja na pintura ou na arquitetura.
No Neoclassicismo há um predomínio da razão, um culto às formas clássicas, um apego à mitologia, um aspecto mimético (imitação) da natureza. O Romantismo é mais emocional, menos apegado a questões universais e mais ligado à valorização do eu (subjetivismo).
Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período.
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
O academicismo, ou academismo, foi um movimento onde as academias de arte existentes no continente europeu passaram a estabelecer determinados padrões necessários para a formação artística da época.
O academicismo no Brasil foi um movimento institucional que caracterizou a produção artística durante a segunda metade do Século XIX, fomentado pelos ideais imperialistas e inspirados no movimento neoclássico europeu.
O Academicismo teve início com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa, floresceu com a Academia Imperial de Belas Artes e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas ...
Entre os principais artistas estão Pedro Américo e Victor Meirelles, pintores brasileiros que estudaram na Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Além desses dois pintores, outro que merece destaque é José Ferraz de Almeida Júnior, que foi aluno de Victor Meirelles.
Até o início do século XX, a arte acadêmica predominou no Brasil acarretados de temas históricos e mitológicos, pricipalmente na época do neoclassicismo. A academia imperial de Belas Artes,na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em 1826, era a principal referência deste movimento no Brasil.