É uma “autodestruição celular”, um “suicídio celular”, que ocorre de forma programada e a célula participa ativamente. ... Esse processo requer energia (ATP) e síntese de proteínas para a sua execução.
Sobre a apoptose, é correto afirmar que a) ocorre com todas as células. b) é um processo desencadeado quando, no ponto de checagem GI, a célula não recebe o sinal de continuidade do ciclo celular. c) por causar a morte da célula, impede que o ciclo celular ocorra mais de uma vez.
A autofagia renova estruturas celulares em desuso. A apoptose provoca a morte programada de certas células, auxiliando a modelagem dos tecidos e órgãos dos seres multicelulares. A heterofagia corresponde à digestão, por enzimas lisossômicas, de materiais englobados pela célula, por fagocitose ou pinocitose.
A ativação das caspases ocorre por duas vias principais: uma via extrínseca, mediada por receptores localizados na membrana celular, chamados receptores da morte, ou por uma via intrínseca, mediada por estímulos internos de estresse intracelular, tais como lesão do DNA ou perturbações no ciclo celular ou nas vias ...
Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. ... As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear.
Essa proteína parece funcionar em um sistema de feedback com caspases: pode inibir a atividade da caspase, prevenindo a liberação do citocromo c da mitocôndria como também ligar-se ao fator ativador da apoptose (APAF-1).
Há duas principais vias de sinalização da apoptose: a via extrínseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrínseca (ou via da mitocôndria), e evidências recentes apontam que essas duas vias estão ligadas e que moléculas de uma delas podem influenciar na outra.
a via intrínseca da apoptose • A família de proteínas Bcl2 de mamíferos controla a via intrínseca principalmente pelo controle da liberação do citocromo c e de outras proteínas mitocondriais no citosol; • Algumas proteínas Bcl2 são proapoptóticas e outras são antiapoptóticas e estas se combinam formando heterodímeros, ...