No atendimento à gestante compete à Enfermeira Obstétrica:
Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro é responsável por realizar ações educativas para a gestante e sua família, acompanhar gestações de baixo risco, solicitar exames de rotina e orientar tratamento de acordo com o protocolo da instituição, e também coletar exame cito patológico.
O edema (inchaço ) discreto é uma condição normal da gestação causada pelos fluidos e sangue adicionais e ocorre nas mãos , face , tornozelos e pés. Esta retenção extra de líquidos é necessária para “amolecer” o corpo, preparando-o para uma expansão necessária à medida que o bebê se desenvolve.
Para aliviar este desconforto, é aconselhado adotar alguns cuidados, como beber bastante água, elevar as pernas, diminuir o consumo sal ou fazer atividades físicas leves como a caminhada, por exemplo, para melhorar a circulação sanguínea e aumentar a eliminação de líquidos.
As varizes são dilatações das veias superficiais dos membros inferiores, que ocorrem por um mecanismo de aumento da pressão em seu interior. Na gestação, elas surgem devido à pressão do útero sobre a veia cava, aumento de peso, alteração gravitacional, alterações hormonais entre outros fatores.
Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Ele decorre da diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, o que diminui também a velocidade do sistema linfático, fazendo com que líquido se acumule nos vasos, e também fora deles, causando o inchaço ou "edema".
O inchaço na gravidez é considerado grave quando indica que há outro problema de saúde que pode afetar a gestante e/ou o bebê. Ele é perigoso quando ocorre repentinamente e é generalizado, podendo indicar doenças hepáticas, renais ou cardíacas.
Na região sacra: • Posicionar a gestante em decúbito lateral ou sentada; Pressionar a pele, por alguns segundos, na região sacra, com dedo polegar. O edema fica evidenciado mediante presença de depressão duradoura no local pressionado. Na face e em membros superiores: • Identificar a presença de edema pela inspeção.
Também chamado de edema, o inchaço das mãos é um sinal de acúmulo de líquido ou inflamação dos tecidos ou da articulação. É comum quando acontece uma fratura da mão, a pessoa está acima do peso e durante uma gestação. Mas existem outras causas que podem indicar condições mais sérias.
O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.
Quando nos deitamos para dormir, os líquidos extracelulares se distribuem de forma mais uniforme por todo o corpo, inclusive a cabeça, provocando inchaço nas pálpebras. Mas além destas, a região abaixo dos olhos, o rosto e as mãos podem ficar inchados.
Esse problema costuma ocorrer porque durante a noite há uma redistribuição do líquido no organismo, já que o corpo permanece várias horas deitado, sem o efeito da gravidade. Se a pessoa estiver passando por alguma das situações citadas, ocorrerá uma maior retenção hídrica, que poderá se manifestar como inchaço matinal.
Nosso rosto fica inchado, gordo e nada sensual quando acordamos porque ele fica cheio de líquidos durante a noite. E a culpa é do chamado líquido extracelular, que circula fora das células e equivale a cerca de um terço do total de água que temos no corpo.
Além disso, o inchaço pode ser consequência de desequilíbrios do organismo, tais como variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo. Algumas doenças também provocam o edema, tais como insuficiência cardíaca, diabetes, artrite e doença renal.
Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles ajudam na diminuição do edema. Use água termal (gelada!)
É normal a pessoa acordar com o rosto inchado em algumas situações devido à pressão do rosto sobre a cama e o travesseiro, no entanto quando o inchaço acontece de forma repentina e sem causa aparente, é importante consultar o médico para que se identifique a causa e possa ser iniciado o tratamento adequado.