Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. A descrição do comportamento desse tipo de onda é feita pelas Leis de Newton.
Uma onda transversal é uma onda cujas oscilações ocorrem em uma direção perpendicular à direção da viagem. As ondas longitudinais, por outro lado, oscilam na mesma direção que a propagação da onda. ... Essas ondas podem ser contrastadas com ondas longitudinais, que oscilam na direção do movimento das ondas.
O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é a) a direção de vibração do meio de propagação.
Ondas Transversais. A direção da vibração é perpendicular à direção em que se propaga a onda. Ondas longitudinais. A direção da vibração é a mesma em que se efetua a propagação da onda.
Resposta. A diferença fundamental está na direção de propagação. Uma se propaga perpendicularmente e a outra de forma linear, podendo ser uni, vi ou tridimensional.
2. As ondas mecânicas precisam de um meio material para se propagar como por exemplo as ondas no oceano, já as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagar, elas se propagam no vácuo como por exemplo ondas de rádio. ... O comprimento das ondas de rádio são diferentes das ondas de luz visível.
As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas. ... As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e em alguns meios, surgem em consequência de cargas elétricas oscilantes. O som é uma onda mecânica. Não pare agora...