Diversos aspectos da teoria de Karl Marx aparecem no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, como forma de crítica do autor ao moderno pensamento da sociedade industrial, com a marginalização exacerbada do operariado e com a implantação de máquinas no meio industrial, além da substituição da mão-de-obra dos ...
Charles Chaplin em seu clássico filme “Tempos Modernos” evidencia a relação do empregado frente às mudanças advindas da Revolução Industrial, no século XX, com a criação e expansão das máquinas, o elemento homem passa a ser o principal condutor desse meio de produção, criando valor para o capital.
As condições eram precárias como o horário de almoço era visto pelos patrões como prejuízo e as empresas queriam que os empregados almoçassem e trabalhassem no mesmo tempo como podemos ver no filme, também da pra notar a carga horária que chegava a incríveis 16 horas por dia ou seja o dobro de hoje, a remuneração não ...
Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. ... Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material.
A inadequação de Carlitos com o trabalho alienado perpassa o tempo todo do filme. Na condição de operário ele tenta se adaptar, se esforça para inserir-se naquele novo mundo de produção em massa, máquinas gigantescas, exploração do trabalho, mas também de greves e de organização sindical.
o filme apresenta o trabalho alienado, as pessoas trabalhavam muito, como se fossem as próprias máquinas, e ganhavam pouco. Porque eles pensavam que aquilo era bom e certo, eles não tinham quase nenhum entendimento do que é um trabalho correto.
R: A classe trabalhadora é retratada com pessoas em condições desumanas e, ainda assim, não ganhavam o suficiente para sustentar nem a si e nem a sua família. Também possuíam excessivas jornadas de trabalho, tanto que o personagem de Chaplin teve um colapso nervoso tendo que ficar internado em um hospital.
Com desenvolvimento das indústrias e a especialização do trabalho, o operário passava a executar uma única e repetitiva tarefa diária. Dessa forma, não teria mais condições de precisar quantos produtos foram criados pelo uso de sua mão de obra. Foi nesse momento em que a alienação do trabalhador se materializava.
No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. ... Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.
No sentido mais usado, na falta de personalidade própria, este processo ocorre por falta de informações concretas, geralmente, ocultando-se a parte mais importante de forma que o receptor de informações não entenda bem o que é e para o que vai servir.
As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia (CHAUÍ, 2000). Portanto, observa-se que a alienação se exprime numa “teoria” do conhecimento espontânea, formando o senso comum da sociedade.
Marx retrata a alienação 1) em relação ao produto do trabalho, 2) no processo de produção, 3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano e 4) em relação aos outros indivíduos.
A discriminação e preconceito são tipos de alienação moral.