Os castelos possuem um fascínio inegável e frequentemente são cenários de histórias românticas, épicas e fantásticas. Essas construções imponentes podem ser encontradas em todo o mundo e são verdadeiros pontos turísticos. Porém, é na Europa que estão alguns dos mais históricos, charmosos e deslumbrantes.
Se assemelha ao Parlamento Britânico, já que foi projetado com o mesmo estilo arquitetônico. Várias séries de TV britânicas se passam no local, o que contribui para sua popularização.
Apesar de populares na Europa, essas construções também estão em outras áreas do mundo. O castelo de Matsumoto foi construído no Japão no século XVI, mas desde então chegou a ser vendido num leilão, em 1872, e atingido por um terremoto, em 2011.
Localizando em uma pequena ilha no meio do lago Shchweriner, esse charmoso castelo alemão é famoso por estar cercado por águas, o que confere um ar idílico a ele. Já foi o lar de nobres como os Duques e Grão-Duques de Mecklenburg, porém hoje abriga o parlamento do estado de Mecklenburg. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi transformado em maternidade.
Por outro lado, é comum que essas construções sejam diretamente associadas aos palácios luxuosos, especialmente na ficção. Entretanto, existe uma diferença entre castelos e palácios.
O Castelo Chenonceau é um verdadeiro palácio localizado no centro da França. Também conhecido como Castelo das Sete Damas, ele foi construído sobre as águas do rio Le Cher, funcionando também como ponte. Os seus arcos conferem um ar charmoso à edificação e o apelido informal do castelo se deve as mulheres de personalidade que habitaram o lugar, incluindo duas rainhas.
Atual residência oficial da Rainha da Inglaterra e um dos principais pontos turísticos de Londres. A construção tem 775 cômodos, sendo 188 dormitórios para os funcionários, 92 escritórios, 19 salas de estado e 78 banheiros.
Menos famoso do que seu homônimo francês, o Mont Saint Michel inglês também só pode ser acessado quando a maré está baixa. Está localizado no pitoresco vilarejo costeiro de Marazion.
A construção do castelo Highclere teve início em 1679, seguindo o mesmo estilo arquitetônico visto no Parlamento Britânico, por isso a semelhança. A edificação é famosa por já ter sido locação de várias séries britânicas, incluindo a recente Downton Abbey. O castelo pode ser visitado, porém é preciso comprar os ingressos com meses de antecedência para conhecer o interior de Highclere.
O Grande Palácio é uma reunião de várias construções, incluindo o Wat Phra Kaew, que guarda o templo do Buda de esmeralda. Somente o rei tem permissão para se aproximar da estátua e trocar suas vestes, de acordo com a estação vigente.
A construção inspirou o design clássico do castelo da Disney, construído no Magic Kingdom e estampado na abertura dos filmes do estúdio. Feito em 1869, tem um nome em alemão que significa Novo Castelo do Cisne.
Este castelo alemão está localizado no sul do país, sobre o monte Hohenzollern – daí o nome da construção. A história do castelo é riquíssima e ele foi originalmente construído na primeira metade do Século XI. Conquistado e reconquistado por franceses e prússios, com suas estruturas danificadas e depois reerguidas, três reconstruções ampliaram o castelo até o formato atual.
O castelo é famoso por estar numa ilha no lago Schwerin, sendo cercado de água por todos os lados. Já foi lar de nobres importantes e serviu como maternidade durante a Segunda Guerra, mas hoje guarda parlamento do estado de Mecklenburg.
Fontes: História do Mundo, Nova Escola, Viajali, Galeria da Arquitetura, Skyscanner
O castelo Peles é considerado um dos mais bonitos da Europa Oriental devido à arquitetura romântica que detém. Com mais de 160 quartos mobiliados, o castelo é hoje um museu e traz um verdadeiro catálogo arquitetônico com a combinação de diferentes estilos em vários ambientes.