Característica da fenomenologia são extensas discussões de intencionalidade – uma qualidade supostamente única de consciência que a distingue de materiais aconscious. ... Em trabalhos posteriores ele fez distinções entre atos intencionais (noesis) e os objetos visados (noemata).
O Método Fenomenológico Proposto por Edmund Husserl e o Caso Escola Base. ... SUMÁRIO: Introdução; 1 O caso da Escola Base; 2 Do psicologismo à fenomenologia; 3 Primeira aproximação do método fenomenológico proposto por Edmund Husserl; 4 Segunda aproximação do método fenomenológico; Conclusão; Referências.
Pressupostos
A fenomenologia da existência surge da dialética entre o homem e o mundo, na interação da existência com o mundo, tal como vivida na experiência da intencionalidade. ... Trata-se da experiência em que aparece ao homem, à sua consciência, como o mundo, a cultura, o sentido, isto é, em que algo se possibilita a conhecer.
Enquanto o programa positivista deixa-nos, para o estudo do homem, confinados, do ponto de vista metodológico, a uma lógica indutiva, segundo a qual conhecer consiste em descrever, pela observação positiva dos fatos, a regularidade desses fatos, a abordagem fenomenológica nas ciências humanas convida-nos para uma ...
A ciência como única forma de conhecimento verdadeiro Portanto, o Positivismo valoriza a ciência, o materialismo e o mundo humano, em detrimento da metafísica e do mundo espiritual.
A fenomenologia estuda os fenômenos sociais sem uma preocupação científica, já as ciências estudam as relações por meio de uma análise científica e racional.
A redução fenomenológica requer a suspensão das atitudes, crenças, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experiência em foco, porque esta é a realidade para ela.
Ou seja, a fenomenologia transcendental se abstém, sem negar a existência do mundo, de tecer considerações sobre a existência ou não existência dos fatos ou das coisas, para reter, então, o sentido (ou a alma) do mundo, para reter este "resíduo fenomenológico" que, na condição de conteúdo intencional da consciência ...
A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. ... A consciência é responsável por dar sentido às coisas. Na filosofia, um fenômeno designa, simplesmente, a forma como uma coisa aparece, ou manifesta-se, para o sujeito. Ou seja, trata-se da aparência das coisas.
Seu postulado básico é estabelecer a dicotomia entre razão e experiência. d) A fenomenologia pretende realizar a superação da dicotomia razão-experiência no processo do conhecimento, afirmando que toda consciência é intencional, ou seja, o objeto só existe para um sujeito que lhe dá significado.
De um lado, o ser como ser "transcendente" (o mundo exterior que transcende a consciência, mundo para o qual nos encontramos naturalmente orientados e sobre o qual a epoché será exercida) e, de outro, o ser como um dado imanente, presença absoluta, in-existindo sob o modo de "coisa pensada", apreendida e constituída ...
Como se sabe, a consciência não é concebida na fenomenologia como um em si, como algo independente do mundo, dos outros e dos objetos. A concepção de uma consciência intencional implica no fato da consciência ser sempre consciência de, consciência aberta ao mundo, sempre consciência de algo.
Intencionalidade pedagógica é ir além do simples planejamento de conteúdos. É agir de forma adequada para se alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem. O ato de ensinar e aprender requer olhar e cuidados pedagógicos, em tese, por ter “intenções” a serem contempladas.
Portanto, a intencionalidade representa esse direcionamento em relação ao objeto. A consciência é sempre consciência de alguma coisa e o objeto é sempre para uma consciên- cia. Sem essa relação consciência-objeto não haveria nem consciência nem objeto. ... Assim, podemos afirmar a existência de uma intencionalidade.
A fenomenologia enquanto método filosófico não só é capaz de proporcionar e estabelecer uma abordagem “diferenciada” aos clássicos problemas filosóficos e científicos como, também, auxiliar o estudo da religião. À este feito, dá-se o nome de fenomenologia da religião.
Suspensão do juízo, também conhecida pelo termo grego epoché ou epokhé (εποχη), que significa 'colocar entre parênteses', é a atitude de não aceitar nem negar uma determinada proposição ou juízo.
Viver intencionalmente é uma atividade que se realiza todos os dias com a finalidade de sempre aprimorar nossas escolhas e hábitos. A vida intencional é a prática de estar consciente das escolhas e saber que você está no controle de sua vida.
Significado de Intencional adjetivo masculino e feminino Que se refere a ou com intenção; realizado de propósito; feito propositalmente; intencionado: crítica intencional. Etimologia (origem da palavra intencional).
Significado de Intencionalmente advérbio De modo ou de maneira intencional; em que há intenção: provocou-a intencionalmente. Etimologia (origem da palavra intencionalmente). Intencional + mente.
1 O próprio fim a que se visa. 2 Aquilo se pretende fazer; o que se almeja; intento, propósito, tenção.
O que importa não é a intenção de quem pede, mas a intenção de quem dá.
18 sinônimos de intenção para 2 sentidos da palavra intenção: Propósito: 1 ideia, plano, fito, fim, finalidade, objetivo, pensamento, programa, projeto, propósito.