A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
A primeira atividade econômica que foi explorada foi a extração do Pau-Brasil. A exploração do Pau-Brasil era feita pelos índios e se intensificou com a chegada dos portugueses. ... Também havia atividades econômicas secundárias, como: Produção de gêneros alimentícios, indústria naval,etc.
cana-de-açúcar
O pau-brasil era o principal produto explorado. Sua tinta vermelha, usada no tingimento de tecidos, e a boa qualidade de sua madeira tinham boa receptividade no mercado europeu. Os índios eram a mão-de-obra usada na extração das toras de madeira. ... Somente em 1530, Portugal enviou o capitão-mor Martim Afonso ao Brasil.
Resposta. As principais atividades: pau-brasil, drogas do sertão (Amazônia), cana-de-açúcar, mineração (ouro e diamantes) e pecuária.
Além do algodão, outros produtos merecem destaques neste período: o açúcar, o cacau e o café. Para encerrar, uma atividade econômica serviu para a ocupação do interior do Brasil- assim como a pecuária- trata-se da extração das "drogas do sertão", guaraná, aniz, pimenta...........
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
A mão-de-obra utilizada nessa atividade era majoritariamente indígena e as árvores eram enviadas do litoral da colônia até Portugal para que lá a tinta fosse extraída e a madeira se transformasse em móveis. Eram os indígenas que derrubavam as árvores, as cortavam e as transportavam até os navios.
Os principais produtos foram Pau-Brasil, Açúcar e o Ouro.
O ciclo do pau-brasil ocorreu durante a fase pré-colonial (1500-1530) do Brasil. Foi o primeiro produto a ser explorado pelos portugueses durante a época da colonização. O pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica que já era utilizada pelos índios para o tingimento de tecidos.
O papel decisivo desempenhado pela pecuária na história do país foi a necessidade de que,cada vez mais,as populações alocassem-se no interior do território,onde havia mais espaço para a criação e maior capacidade de organização da produção.
O Brasil foi responsável pelo fornecimento de matérias-primas em diferentes períodos: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, café.
A criação de bovinos foi de grande importância para a expansão da colônia portuguesa da América, mesmo sendo uma atividade secundária.
A criação de gado tinha como objetivo suprir o mercado interno. O gado bovino fornecia o couro, a carne e, além disso, era utilizado para mover a moenda dos engenhos. Apesar de sua importância para as diversas atividades da Colônia, considerava-se a criação do gado uma atividade secundária.
Interiorização do Brasil foi o processo de ocupação do sertão do Nordeste e da região Norte por meio da expansão pecuária e extração de drogas do sertão. Entenda! ... Nesta aula você vai ver que a interiorização do Brasil só aconteceu por causa da expansão da pecuária e da exploração das drogas do sertão.
Os jesuitas introduziram a criação de gado nas missões do sul, o que garantia boa parte da alimentação á população local e a outras regiões da colonia.
O desenvolvimento da pecuária no período colonial aconteceu com o próprio processo de colonização, quando os portugueses trouxeram as primeiras reses para a realização da tração animal, o consumo local e o transporte de cargas e pessoas.
Além de servir para o abastecimento da população, a atividade pecuarista também consolidou um próspero comércio de eqüinos e muares usados para o transporte de pessoas e mercadorias. Geralmente, eram organizadas feiras em alguns centros urbanos do interior onde esses animais eram negociados.
Os tropeiros eram condutores de tropas de cavalo ou mulas, que atravessavam extensas áreas transportando gado e mercadorias. Os percursos podiam durar várias semanas e envolvendo regiões do Sul, Sudeste e Cento-Oeste do Brasil. Essa atividade existiu desde o século 17 até início do século 20.
A pecuária desenvolveu-se inicialmente em torno dos engenhos de cana-de-açúcar. O gado criado nesses locais, bovino e muar, era utilizado na alimentação, na produção de couro para utensílios de trabalho e domésticos, além da tração animal nos trabalhos para a obtenção do açúcar.
Durante o período colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII. No início da colonização, o território foi explorado com a extração de recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros.
Resposta. Se iniciou nos estados do Nordeste durante o século XVI, na capitania de São Vicente. Em 1550, trouxeram novo carregamento para Salvador, de onde a pecuária se estenderia para outras regiões do Nordeste, principalmente Pernambuco, Maranhão e Piauí.
Produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
s atividades econômicas rurais dependem delas tanto quanto da industrialização para a produção de produtos agrícolas como para a criação de artesanatos. ... Nesses exemplos pode ser citado a Cana de Açúcar, a produção de certos produtos provenientes da cana, e a geração de energia pela queima da casca.
A atividade econômica ou atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas, como educação, alimentação, segurança, entre outros.