EQST

Quais As Implicaçes Da Epistemologia Gentica Para O Contexto Da Educaço?

Quais as implicações da epistemologia genética para o contexto da educação?

A epistemologia genética permitiu, neste estudo, lançar à Educação Física Escolar um olhar que percebesse a experiência corporal como uma experiência que pode ser considerada de forma associada ao pensamento lógico.

Quais as contribuições que a epistemologia genética pode oferecer ao processo de ensino e aprendizagem escolar?

Destarte, a epistemologia genética de Piaget permite perceber na Educação Física ricas possibilidades educativas. ... Assim, a Educação Física Escolar tem um papel fundamental no ato educativo da criança, que com ela adquire um conhecimento de natureza vivencial, baseado na expressão e na linguagem do corpo em movimento.

O que é epistemologia da pedagogia?

A Disciplina Epistemologia da Pedagogia partirá do princípio que Epistemologia significa ciência e conhecimento, e é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. ... Ela também pode ser vista como a filosofia da ciência.

O que é Epistemologia Genética na perspectiva de Piaget?

A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget, e consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. ... Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito.

Quais as principais implicações da teoria piagetiana para a educação?

Suas contribuições incluem uma teoria do desenvolvimento cognitivo infantil, estudos cognitivos de crianças através de observações detalhadas, além do desenvolvimento de testes para revelar as diferentes habilidades cognitivas. ...

O que é epistemologia da ciência?

Epistemologia: é a ciência da ciência. ... É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. É a teoria do conhecimento.

Qual o objetivo da Epistemologia Genética?

A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.