A diferença entre os dois pensadores, contudo, era que para Parmênides o ser era "redondo", não mudava, era estável, enquanto que para Heráclito o ser era como um rio, sempre mudava, de modo que existir seria estar em constante mudança.
Parmênides não formulou uma teoria cosmológica baseada em um princípio (arché) material e definido. Para o filósofo, havia uma espécie de organização racional no universo que era infinita, uma, indivisível, imutável e imóvel. ... O que não existe não poderia, na visão do filósofo, ser pensado e nem enunciado.
Heráclito diz: Tudo é devir; este devir é o princípio. Isto está na expressão: “O ser é tão pouco como o não-ser; o devir é e também não é”. ... É isto que Heráclito expressou com suas sentenças. O não ser é, por isso é o não-ser, e o não-ser é, por isso é o ser; isto é a verdade da identidade de ambos.
Segundo Parmenides o ser é, não podemos nem imaginar a existência do não ser. Já para Heráclito o ser está em constante mudança, e sendo assim fica impossível conhecê-lo. É impossível o homem entrar no mesmo rio por duas vezes, pois na segunda vez o homem mudou e as águas não são as mesmas.
Resposta: Para Parmênides, nada muda, as coisas são, e continuarão com a mesma essência de sempre. Ou seja, só a aparência muda mas a essência permanece. Já Heráclito afirma que tudo está em constante mudança, essa é a ideia de DEVIR, ou seja, vir a ser.
Platão imaginou juntar a visão de Heráclito e Parmênides. Parmênides dizia que nada muda e que o movimento é uma ilusão. Heráclito, acreditava que tudo estava sempre em constante mudança. Com intuito de provar que ambos estavam certos, Platão deu origem a teoria dos dois mundos: Mundo das idéias e Mundo dos sentidos.
4) O ser é imperecível: Parmênides diz que, se não é gerado, o Ser também é imperecível, pois, do contrário, tornar-se-ia o não ser. Se o Ser não é gerado, existiu desde todo sempre, então ele já teria experimentado todas as condições que poderiam fazê-lo deixar de ser.
Para as ciências teóricas, a tese de Parmênides está correta, derivando dela os fundamentos da Lógica e da Matemática. Em contrapartida, para o estudo das ciências físicas e do comportamento social, a escola de Heráclito está de acordo com a realidade do mundo. Espero ter ajudado de alguma forma. Bons estudos.
Já Heráclito de Éfeso defendia a versão do mobilismo, ou seja de que tudo encontrava sua balança nos opostos e sendo o fogo o principal representante dessa característica.
Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.
...que é e que não é possível que não seja,/é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.
Frase de Parmênides “Se deve dizer e pensar de algo que é: porque existe o ser, não entretanto o não-ser.” ... Biografia: Parménides de Eleia foi um filósofo grego. Nasceu entre 530 a.C. e 515 a.C. na cidade de Eleia, colónia grega do sul da Magna Grécia, cidade que lhe deveu também a sua legislação.
Resposta. Resposta: O ser é idêntico a si mesmo: se o Ser fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que “é”.
1) O ser é todo inteiro - se o ser tivesse partes, algo nele seria separado, não fazendo parte do ser, mas isso seria não-ser. Consequentemente, o ser, sendo uno e indivisível, não pode ter partes. ... Acreditar que o ser foi gerado significa dizer que houve um tempo em que o ser era não-ser, o que é contraditório.
Para os trinitarianos tanto o Pai, como o Filho, como o Espírito Santo é o Deus uno, apresentando assim o termo Deus no singular e as pessoas no plural. ... isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Na filosofia, ser significa a existência de uma coisa. Tudo o que existe é ser. Ontologia é o ramo da filosofia que estuda o ser. ... O Ser é portanto um dos conceitos fundamentais da tradição filosófica ocidental.
substantivo masculino Sujeito da espécie humana; pessoa. O que é real; ente que vive realmente ou de modo imaginário; criatura. Sensação ou percepção de si próprio. Ação de ser; a própria existência.
Ser verdadeiro é priorizar a verdade, independente de qualquer coisa. Para isso devemos ser verdadeiros com as pessoas, com as situações e principalmente conosco. É conseguir identificar verdade e basear suas decisões e atitudes a partir dela.
Não-ser é um dos maiores problemas da filosofia. "Não-ser" é sinônimo de "o que não é", assim como ser, no sentido de ente, é sinônimo de "o que é". ...
A metafísica é um ramo da filosofia que estuda os problemas centrais do pensamento filosófico, ou seja, o ser como tal, absoluto, Deus, o mundo, a alma. Nesse sentido, as tentativas de descrever as propriedades, princípios, condições e causas profundas da realidade e seu significado e propósito.