Pensando nas desvantagens do sistema de Franquia para o franqueado, talvez a entre as principais esteja a falta de autonomia na gestão do negócio, já que você deverá seguir as diretrizes da franqueadora. E outro ponto relevante é o pagamento dos royalties ou Taxa de Franquia, pela utilização da marca.
Vantagens do sistema de franquias para o franqueador
Abrir unidades por conta própria pode ser um processo mais demorado e que envolve mais investimento por parte da empresa. Por isso, uma das principais vantagens do sistema de franchising para o franqueador é o rápido crescimento da marca, já que com mais lojas o faturamento também cresce.
Franqueador e franqueados atuam no mesmo ramo de negócio, porém, em territórios diferentes, distribuindo para o consumidor final, um conjunto de produtos e/ou serviços. O franqueador é um empresário especialista que, por meio de sua empresa, detém os direitos sobre uma marca registrada e atuante no mercado.
O que é franchising? Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
Franqueado – Pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador, mediante o pagamento de um determinado valor pela cessão do direito de uso da marca ou patente e transferência de know-how, comprometendo-se a seguir o modelo por ele definido.
Definir e desenvolver o conceito de negócio que será franqueado; Propiciar os meios necessários, tais como Intranet, encontros e convenções, para que seus franqueados se integrem e interajam de forma mais produtiva com a própria organização e entre eles mesmos. ...
Know-how é um termo em inglês que significa “saber como” ou “saber fazer”. Refere-se ao conjunto de conhecimentos técnicos e práticos (fórmulas, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) referentes à determinada atividade.
Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. ... Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.