Quais A Principal Funço Do Sentido Do Olfato?

Quais a principal funço do sentido do olfato

O olfato é um dos sentidos mais intrigantes do corpo humano, responsável por nossa capacidade de detectar e interpretar odores. Este texto aborda o que é o olfato, suas características, funções, a estrutura responsável por este sentido, a relação entre olfato e paladar, e as doenças que podem afetá-lo.

Os 10 cursos mais escolhidos por mulheres

Os receptores do olfato estão localizados numa pequena área da mucosa nasal, nos cornetos superiores, colada ao osso etmóide. Distinguem-se ali dois tipos de células: as olfatórias e as de suporte.

Estas condições podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo infecções respiratórias, envelhecimento, lesões na cabeça e certas condições neurológicas.

O seu corpo celular está encaixado entre as células de sustentação na região onde estas são muito estreitas (logo abaixo da zona estreita de núcleos ovais). O núcleo das células sensoriais do olfato nesta região constitui a zona espessa de núcleos redondos.

SISTEMAS

SISTEMAS

Logo, a lesão feita a uma parte do órgão do olfato pode resultar no fato de certas substâncias cheirarem de modo diverso ao anterior, enquanto que outras, sob estas condições, permanecem quantitativa e qualitativamente imutáveis. Parece-nos que uma hipótese razoável à luz dos conhecimentos atuais seria:

Vamos de curiosidade? Quando respiramos, as moléculas de aroma entram no nariz e se dissolvem na mucosa olfatória. Elas se ligam a receptores específicos nas células olfativas, iniciando uma reação que resulta na transmissão de sinais ao cérebro. O cérebro então interpreta esses sinais como odores específicos.

Olfato e paladar – sentidos

O sistema olfativo é composto, principalmente, pela mucosa olfatória no teto da cavidade nasal, onde se localizam os receptores olfativos. Estes receptores são células especializadas que se ligam a moléculas odoríferas e enviam sinais ao cérebro, onde os odores são identificados e interpretados.

Primeiramente, assim como o homem possui receptores especializados a serem estimulados facilmente por diferentes tipos de estímulos (toque pressão, etc.) poder-se-ia considerar que células sensoriais da área do olfato sejam também especializadas, sendo diferentes células sensíveis para diferentes odores.

Podemos afirmar que o olfato e o paladar estão, intimamente, relacionados. Muitas das nuances do que percebemos como sabor são, na verdade, aromas detectados pelo olfato. Quando comemos, as moléculas dos alimentos liberam aromas que sobem para a cavidade nasal, onde são detectadas pela mucosa olfatória, complementando a percepção do paladar na língua.

Estuda onde quiseres

Estuda onde quiseres

Na sua porção mais profunda são muito mais estreitas que na superficial. Apesar de na parte mais superficial da membrana estarem dispostas mais compactamente, sua forma mais ou menos cilíndrica induz à formação de uma membrana perfurada.

É disposta de modo a revestir a porção mais superior do teto de cada cavidade nasal, começando logo na extremidade anterior do corneto superior e estendendo-se para trás por cerca de 1 centímetro.

Via Olfativa

A lâmina própria consiste de tecido conjuntivo fibro-elástico que constitui o órgão do olfato. Na sua porção mais profunda, contém várias veias, e em algumas de suas partes mais profundas apresenta caráter quase igual ao tecido eréctil.

Os dendritos das células bipolares ascendem até a superfície pelos Interstícios entre as células de sustentação. Na superfície, cada dendrito se alarga formando uma vesícula olfativa e, a partir desta, delicados filamentos denominados cílios olfativos estendem-se para a superfície.

A mucosa do órgão do olfato consiste de um espesso epitélio pseudo-estratificado e de uma densa lâmina própria. As células de sustentação são células cilíndricas altas dispostas perpendicularmente à superfície.

Create your free account or log in to continue reading!

As células sensoriais ou olfativas são do tipo de célula nervosa bipolar do olfato, possuindo em cada extremidade de seu corpo um prolongamento. Um é o dendrito, outro, o axônio. As células sensoriais, como as células de sustentação, estão dispostas perpendicularmente à superfície.

Os condutos das glândulas de Bowman atravessam o epitélio abrindo-se na superfície. Estas glândulas produzem uma secreção fluida que provavelmente renova a delgada camada de fluido que banha constantemente os cílios olfativos na superfície do órgão do olfato.

Células olfatórias

As substâncias voláteis, ao se porem em contato com os cílios do receptor, acarretam a descarga de impulsos nervosos, que são propagados pela mesma célula até o segundo neurônio, localizado no bulbo olfatório. As células de suporte o olfato são epiteliais prismáticas e não apresentam características de interesse especial.

Apoio para esta ideia resultou da observação de que ao se recobrar o sentido do olfato após ter sido ele perdido, alguns odores permanecem como antes, mas outros são diferentes do que eram, e ainda outros não podem absolutamente ser sentidos.

A razão da capacidade do olfato em distinguir tal variedade de odores pode ser devida a várias combinações dos receptores dos odores básicos, sendo estimulada por estes diferentes e complexos odores.

O que é o olfato?

<strong>O que é o olfato?</strong>

O olfato é o sentido que permite aos seres humanos detectar e identificar substâncias químicas voláteis no ar. É um sentido vital que contribui, significativamente, para nossa experiência e interação com o mundo ao redor, influenciando desde a percepção de sabores até a memória e emoções.

Funcionam como receptores do olfato a distância e sua sensibilidade é muito superior à dos receptores gustativos. Por outro lado, está muito desenvolvida neles a capacidade de adaptação, de maneira que, uma vez informado o indivíduo da presença de um odor, a sensação se extingue rapidamente e o possível incômodo que causa desaparece.

Como se chama o espaço entre o nariz ea boca?

A face é a parte anterior da cabeça, também denominada de rosto, onde se encontram o nariz, os olhos e a boca. Compreende os espaços entre a fronte e o mento e de uma orelha externa até a outra. O formato da face é determinado pelos ossos subjacentes.

Qual é o nome do buraco do nariz?

Os dois orifícios chamados de narinas, estão em sua base e seguem para o interior com as fossas nasais. É composto por duas partes: o nariz externo e uma camada interna.

Qual o nome da parte de cima do nariz?

O septo é uma estrutura formada por cartilagem e osso que funciona para dividir as duas cavidades nasais.

Como saber o tipo do meu nariz?

Como reconhecer seu tipo de nariz?

  1. nariz fino e arrebitado: apresenta ponte (área entre os olhos) e narinas estreitas, com a ponta levemente para cima e o dorso ligeiramente côncavo;
  2. nariz curto ou asiático, caracteriza-se pela ponte pouco pronunciada, sem elevação do dorso, narinas largas e ponta mais arredondada;

Quais são os componentes da cavidade nasal?

Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior. O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares. A cavidade nasal contém várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais é drenado.

O que é o que é que vira a cabeça de um homem?

O pescoço é o elemento que vira a cabeça de homens e mulheres. ... O pescoço é a região do corpo humano formada por vértebras que une a cabeça ao corpo e que possui como principal função permitir que viremos a cabeça a pouco mais de 180°.