Na espermiogênese, surge a região da cabeça do espermatozoide e também o flagelo. CURIOSIDADE: Você sabe por que o testículo deve ficar fora do corpo, no saco escrotal? Isso se deve ao fato de que os espermatozoides devem ser produzidos em uma temperatura inferior àquela apresentada pelo organismo.
O funículo espermático é composto por artérias, veias, vasos linfáticos e nervos, além do ducto deferente.
O cordão espermático ou funículo espermático, é uma estrutura do aparelho reprodutor masculino que compreende o ducto deferente, as artérias esper- máticas interna e externa, a artéria do ducto, o plexo venoso pampiniforme, os vasos linfáticos e os nervos.
Epididimite é a inflamação do epidídimo (o tubo espiralado no alto do testículo que fornece o espaço e o ambiente para o esperma amadurecer), e orquiepididimite é a inflamação do epidídimo e dos testículos. Os homens podem apresentar inchaço, sensibilidade ao toque ou dor.
Para diagnosticar epididimite o médico começará com um exame físico, verificando se há aumento dos gânglios linfáticos da virilha e inchaço no testículo. O urologista pode ainda fazer um exame retal para checar se a próstata está aumentada. Depois desses exames, ele pode solicitar: Triagem de IST.