Essa ligação metálica se baseia no fato de que os metais são elementos altamente eletropositivos, tendo, portanto, a tendência de formar cátions. Assim, alguns átomos dos metais perdem os seus elétrons mais externos (da camada de valência) formando cátions. ... Depois eles voltam a perder elétrons e, assim, sucessivamente.
De forma geral, os metais são bons condutores de calor e de eletricidade, são maleáveis, ou seja, podem ser enrolados ou laminados, são dúcteis, ou seja, podem ser estirados em finos arames, apresentam alta refletividade e um brilho característico denominado brilho metálico.
Brilho: os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.
A maioria dos metais é usado na forma de liga pois dessa forma se altera as suas características físicas e químicas de acordo com a finalidade que é preciso para determinadas atividades.
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é um metal. Normalmente, a formação das ligas metálicas se dá pelo aquecimento conjunto dos metais até que ambos atinjam os seus pontos de fusão, isto é, até que derretam.