Sim, não há problema fazer o exame no período menstrual. Já no período pré-menstrual (3 dias que antecedem a menstruação), as mamas podem ficar mais doloridas e causar certo desconforto.
A mamografia deve ser feita por todas as mulheres Para rastreamento do câncer de mama é ideal que todas as mulheres, ao menos em uma etapa da vida, façam a mamografia periodicamente. A equipe do A.C.Camargo Cancer Center e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam fazer anualmente a partir dos 40 anos de idade.
Por que a mamografia é tão importante? A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.
Exposição à radiação eleva riscos do tumor em mulheres de até 30 anos que são portadoras de uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2. Fazer exame de mamografia como prevenção ao câncer de mama pode acabar aumentando os riscos para o tumor em algumas mulheres.
A repetição da mamografia em 6 meses não irá alterar o seu prognóstico e não vai fazer a lesão ficar mais grave. A depender da biópsia que você for realizar ( biópsia excisional guiada por estereotaxia ou mamotomia), a lesão poderá não ser integralmente retirada. Converse com o seu médico.
A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos.
O exame mais utilizado para identificar o câncer de mama ainda numa fase inicial é a mamografia, que consiste num raio X que permite observar se existem lesões nos tecidos da mama antes mesmo da mulher apresentar algum sintoma de câncer, como por exemplo dor na mama ou liberação de líquido pelo mamilo.