A saburra lingual é uma camada esbranquiçada que costuma aparecer na língua. Se não for eliminada diariamente com ajuda de um raspador ou escovação da região, o gosto poderá aparecer. Amigdalite, sinusite e rinite são algumas das infecções de vias aéreas mais comuns.
Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
Geralmente, a língua saburrosa é um sintoma de certas doenças: a mais comum é a candidíase oral (popularmente conhecida por "sapinho"), que deixa placas brancas na língua semelhantes à coalhada e causa dor local.
Edema de glândula salivar A caxumba infantil, certas infecções bacterianas (por exemplo, das amígdalas ou dentes) e outras doenças geralmente mais comuns em adultos (como AIDS, síndrome de Sjögren, diabetes mellitus, sarcoidose e bulimia), geralmente causam inchaço das glândulas salivares principais.
As mais utilizadas incluem:
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...
Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são órgãos formados por tecido linfoide e estão distribuídos por todo nosso corpo. Eles estão localizados, por exemplo, nas axilas, na virilha e no pescoço e estão ligados a vasos linfáticos.
Os gânglios são agregados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Diferenciam-se em dois tipos de gânglios: sensitivos e autônomos. Os sensitivos são encontrados na raiz dorsal dos nervos espinais e nos nervos cranianos trigêmeo, facial, glossofaríngeo e vago.