“O principal prejuízo seria os líquidos de cobertura que sardinhas e atum em conserva utilizam (óleo de soja)… Por isso, o ideal é descartar esses líquidos”, destaca. ... Mas, se não for possível, consuma com moderação atum e/ou sardinha enlatados, lembrando, porém, de descartar o óleo que vem na conserva.
O óleo, além de transformado em sabão, pode ser matéria-prima para outros produtos, como detergente, biodiesel e fertilizantes e para isso basta levar até postos de coleta e descarte especializados neste tipo de material. .
Existem alimentos que possuem nutrientes capazes de aumentar a imunidade do organismo criando defesas orgânicas, como ostras, cereais integrais (zinco), castanha do Pará, soja (arginina), carnes (glutamina), peixes - como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ômega3).
Alimentos ricos em açúcar e gordura O excesso de açúcar pode reprimir o sistema imunológico e causar a inflamação. Os alimentos ricos em gordura, por outro lado, podem ser mais difíceis de serem digeridos quando comparados aos carboidratos e às proteínas, além de dar origem à dor.
Agora, sardinha e caldo verde é possível”, explica. “Não é que coma muitas vezes, mas a sardinha não faz mal aos diabéticos. Convém tirarmos a pele.” Margarida Pires, presidente da ADDB, e enfermeira de profissão, lembra que a sardinha é um dos peixes gordos que os diabéticos não só podem, como devem comer.
Sim. Evitar alimentos gelados ou deixar de consumir água gelada quando se está gripado é mito. Alimento gelado ou água fria não causam gripe nem influenciam na gravidade dos sintomas. A gripe é causada por vírus e não por diferenças na temperatura dos alimentos.
7 dicas para melhorar da gripe mais rápido
Sendo uma boa fonte de energia para o organismo que encontra-se debilitado. As mais indicadas são as frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade. Couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, atuam contra infecções e estimulam o sistema imune.
A falta de apetite é um sintoma comum na gripe, o que costuma fazer com que a doença se prolongue. Por isso, consuma alimentos nutritivos, como a cenoura, que ajudam na recuperação. Couve e tomate também são boas opções. Invista em iogurtes e leites fermentados com probióticos.
Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor.
4 melhores remédios caseiros (chás) para tratar a gripe
Chás para gripe no estilo fácil e caseiro
Chá para gripe e resfriado: 6 infusões poderosas para se curar mais rápido
Chá de sabugueiro para a gripe Como fazer o chá: Ferva uma xícara de água, depois acrescente uma colher de sopa das folhas de sabugueiro e deixe descansar de 5 a 10 minutos na fervura. Depois é só coar e beber.
Um ótimo remédio caseiro para nariz entupido é o chá de alteia, assim como o chá de endro, pois ajudam a remover o muco e as secreções e a desentupir o nariz. No entanto, a inalação com eucalipto e o uso de outras plantas medicinais também pode ajudar a aliviar este desconforto.
8 formas naturais para desentupir o nariz
Rinite - O termo rinite foi criado para abranger as doenças inflamatórias da mucosa nasal caracterizadas por descarga líquida acompanhada de congestão nasal, espirros e drenagem de secreções pela parte posterior das cavidades nasais, na direção da faringe (drenagem pós-nasal).