Segundo a dermatologista Anna Cecília Andriolo, a função dos pelos das axilas é diminuir o atrito local, reduzindo a chance de irritações e de escurecimento da região.
O que os cientistas acreditam é que os pelos crescem por causa desta secreção. Como estas moléculas mais gordurosas são secretadas durante a puberdade, isto explicaria o crescimento destes pelos. Faz sentido, já que os pelos pubianos e das axilas são diferentes dos fios de cabelo, como já citamos no começo.
Por exemplo, a depilação com cera remove o pelo pela raiz, o que pode resultar em mais tempo para o crescimento dos pelos acima da superfície da pele. Depilação, que remove o pelo mecanicamente, e a remoção a laser dos pelos são soluções mais duradouras.
Nas pernas e nas axilas, o crescimento é de, normalmente, oito a 12 meses. “O pelo vai crescer e permanecer nesse tamanho até 12 meses – depois ele cai e nasce outro no lugar.”
Existem diferentes tipos de métodos que podem ser utilizados para eliminar esses pelos, e vou explicar cada um deles de forma simplificada:
Crescimento varia com tipo de cabelo Se for liso, pode levar em média um ano. Para ondulados, um ano e meio. Já cacheados pode chegar a dois anos, enquanto o cabelo crespo pode demorar dois anos e meio para ficar comprido - na altura do ombro.
Tenha paciência: a revitalização total das mechas pode demorar de cinco meses a um ano. Depois que o cabelo recuperar sua massa, é hora de investir na hidratação. Produtos à base de ureia nutrem e retêm a água nos cabelos.
A duração do cronograma capilar também é individual, dependendo do estado do fio e de quais tratamentos ele precisa. Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.
Sete dias é a periodicidade média que o cabelo pede hidratação. Cabelos mais ressecados podem requisitar um intervalo menor; os mais oleosos, um intervalo maior – 20 dias, aproximadamente. Porém, o tempo médio é de uma semana entre uma hidratação e outra.
O cronograma “oficial” é composto por oito hidratações mensais, três nutrições e uma reconstrução capilar. Cada processo é feito em dias alternados (terça, quinta e sábado, por exemplo). Para esta rotina de tratamentos funcionar, é preciso criar previamente um calendário semanal de tratamentos e segui-lo à risca.