Os Quadros de Distribuição são equipamentos destinados a receber e distribuir energia elétrica a uma edificação e também à proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos.
– SEMPRE O MAIS PRÓXIMO DAS MAIORES CARGAS DA EDIFICAÇÃO, COMO CHUVEIRO, MOTORES, AR CONDICIONADO, ETC. base no número de circuitos com que o quadro for efetivamente equipado, conforme tabela 59.
Instalação da Caixa Colocar a caixa de medição 1 do lado de fora do imóvel, no limite da via pública. A parte superior da caixa de medição deve ficar a uma distância de 160cm a 170cm em relação ao piso.
Local da instalação O Poste Padrão poderá ser frontal (visor voltado para a calçada) ou lateral (para dentro da obra), dependendo do projeto desenhado. Importante: o visor deve estar em um local que possibilite o acesso dos funcionários para fazer a medição do relógio.
Ele deve ser colocado ali, pois a ligação da água está disponível deste lado, o mesmo ocorre com o esgoto.
Dimensionamento do Padrão de Entrada: Carga instalada: potência de placa do fabricante. Fator de demanda conforme a Tabela 11, a ser aplicada a cada tipo de aparelho; Fator de potência, considerar igual a 0,75.
conjunto de condutores e acessórios instalados pela distribuidora entre o ponto de derivação de sua rede e o ponto de entrega.
Padrão de Entrada é o conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis para que a Coelba faça a sua ligação.
Cálculo da corrente para o disjuntor geral. O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.
O mais usual para tomadas é um disjuntor de 15 ou 16A, que vai depender do fabricante. Também poderá usar para a ligação um cabo de seção 2,5mm2 que suporta em media até 21 ampéres. As potencias devem sempre em TUG *(tomadas de uso geral devem ser 2540W em tensão 127 V e 4400W em 220 Volts).
No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9.
Após fazer o cálculo da corrente nominal do ar-condicionado precisamos multiplicar a sua corrente elétrica nominal pelo fator de serviço, que é igual a 1,25. Este fator de serviço é uma margem de segurança para que o disjuntor não desarme e seccione o circuito quando o ar-condicionado estiver em funcionamento.
Ar Condicionado Split Eco Inverter 12000 Btus Frio 220v Elgin
Mas você pode se basear nas tabelas prontas que indicam a corrente elétrica (em ampére) por potência de ar condicionado. Por exemplo, essa tabela da LG tem alguns valores referência: Baseando-se nessa faixa de valores, a indicação é usar disjuntor de no mínimo 15A para o ar condicionado 10.