Tem origem no sulco lateral posterior do bulbo e emerge no crânio pelo forame jugular. É um nervo misto e predominantemente visceral. Tem como função realizar a inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais. Inerva também os músculos da laringe (nervo laríngeo recorrente – ramo do vago) e faringe.
Enquanto isso as fibras do fascículo grácil continuam como o ramo principal do nervo acessório, e inervam o músculo esternocleidomastóideo e o músculo trapézio.
No mesencéfalo encontramos os núcleos rubros, a sustância negra e o núcleo dos nervos óculo-motor (III par craniano), troclear (IV par craniano) e parte do trigêmeo (V par craniano). Nessa região está situada a formação reticular rostral, responsável pela ativação do cortes cerebral.
Localização. Situa-se anteriormente em relação ao cerebelo, superiormente ao bulbo e inferiormente aos pedúnculos cerebrais (mesencéfalo).
49. GABARITO 2. Quais as principais estruturas encontradas na porção ventral da ponte: a) Fibras transversas que se dividem em superficiais e profundas, fibras longitudinais que se dividem em tracto córtico-pontino, tracto córtico-nuclear e tracto córtico-espinhal, e núcleos pontinos.