Para consultar o PIS na Carteira de Trabalho Digital, são necessários poucos passos. Para isso, é necessário apenas um smartphone que faça leitura do aplicativo, conexão de internet e alguns dados pessoais solicitados pela plataforma.
O número do PIS é gerado logo após a assinatura da carteira de trabalho, no primeiro emprego CLT do cidadão. Dessa forma, o cadastro do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal para que seja possível reconhecer o trabalhador e gerar os benefícios que possuem direito como o recolhimento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria.
Com o app da CTPS Digital já baixado em seu celular, chega o momento de acessar. Por isso, basta abrir o aplicativo e digitar as informações digitadas.
Para determinar a elegibilidade ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023, com base no ano de referência de 2021, os trabalhadores devem verificar as informações relacionadas ao valor, data e banco de recebimento através da Carteira de Trabalho Digital, disponível no site ou aplicativo e pelo portal Gov.br.
O valor do abono salarial do PIS sempre será de até 1 salário mínimo. Portanto, se você cumpriu todas as exigências e trabalhou durante todo o ano, terá direito a receber este valor.
Se você possui conta na Caixa, é possível que o dinheiro entre automaticamente na sua conta. O pagamento acontece conforme a data de nascimento do trabalhador. Cada ano-base tem regras diferentes para as datas dos depósitos e você pode consultar o calendário de pagamento no site da Caixa, mais especificamente na seção “Calendário de pagamentos”.
Eles possuem a mesma numeração, mas possuem diferenças na forma que são gerados. O PIS é gerado no primeiro emprego para quem trabalha de carteira assinada. Já o NIS é gerado pelo CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Outra opção para solucionar o problema é ligando para o número 0800 726 0207 que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, o atendimento acontece das 10h às 16h, assim, o trabalhador pode conferir se existe algum empecilho para o recebimento do PIS em 2022.
Mas quem não é correntista da instituição, pode solicitar o pagamento a partir das datas de depósito nos terminais de autoatendimento ou contar com a ajuda de um atendente nas agências da instituição, basta apresentar documento de identidade com foto.
Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e faça login com seu CPF e senha. Clique em “Contratos” e selecione o que você deseja consultar. O número do PIS será exibido na parte superior do contrato.
É importante que todo trabalhador saiba como consultar o número PIS sempre que precisar.
A Central de Atendimento do INSS, pelo número 135, permite consultar o número do PIS, das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, segundo o horário de Brasília.
Neste ano, cerca de 22 milhões de trabalhadores receberão quantias que variam de acordo com os meses trabalhados em 2020. Levando em conta o reajuste anual do salário, os cidadãos podem receber o abono de no mínimo R$101,00 e o máximo chega à R$1.212,00.
O aplicativo Meu INSS oferece uma maneira simples de verificar o seu número do PIS, utilizando sua conta gov.br. Confira abaixo o passo a passo para realizar essa consulta:
A carteira de trabalho física foi substituída pela sua versão digital, que pode ser acessada pela internet ou aplicativo utilizando um celular. O número do PIS pode ser encontrado em sua versão antiga, assim ele se encontra na parte superior da primeira página, a que possuem a foto do cidadão e é identificado como PIS/PASEP.
Para baixar o app através de celulares Android, basta clicar neste link. Já para smartphones com sistema iOS, basta clicar aqui. Inclusive o app foi o vencedor do Concurso Inovação no Setor Público 2020.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Se você trabalhou durante os 12 meses do ano-base, você terá direito a receber um salário mínimo. Porém, se o período trabalhado for inferior a 1 ano, siga o seguinte cálculo:
Com o app da CTPS Digital já baixado em seu celular, chega o momento de acessar. Por isso, basta abrir o aplicativo e digitar as informações digitadas.
O PIS é o número de identificação social e também pode ser encontrado como NIS ou PIS/PASEP, a numeração é utilizada como forma de identificar um cidadão e gerar os benefícios trabalhistas que possui direito, como o seguro-desemprego e o abono salarial. É comum que os cidadãos possuam essa número em mãos por meio da carteira de trabalho.