Para facilitar o acesso dos trabalhadores aos seus direitos, benefícios e recebimentos, existem siglas, números de registro e de identificação. Entre as existentes, destaca-se o NIT – Número de Registro do Trabalhador.
É de extrema importância que os trabalhadores conheçam suas obrigações tributárias e seus direitos como contribuintes. Ao informa-se a respeito de códigos importantes, como o NIT, eles terão mais facilidade para acessar os benefícios oferecidos pelo INSS, consultar pendências e informações importantes.
Com tantos registros e códigos, é natural que as pessoas sintam-se confusas com a origem, objetivo e até mesmo a natureza de alguns deles. Por isso, manter-se sempre informado é fundamental para ficar atualizado sobre as principais mudanças, direitos e deveres dos cidadãos, especialmente porque normas podem ser alteradas e novos registros, termos e códigos podem surgir a todo momento.
“Para os cadastros antigos, é possível ter mais de um NIT”, informa Faiock, mas não nos mais recentes. Os sistemas do INSS identificam se já existe uma inscrição em nome da pessoa, impedindo que ocorra duplicidade.
1) Acesse o Portal do Cidadão da Caixa.
Assim que preencher todos os espaços e conferir as informações, o usuário pode clicar em “Emitir Certidão”. Feito isso, o código numérico do NIT estará disponível no campo NIS.
Uma maneira para isso consiste em acessar o portal do Cisnet, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais.
Caso o contribuinte tenha mais de um NIT e eles ainda não apresentem relação entre si, é possível solicitar o serviço de atualização de dados cadastrais pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Após a conclusão do requerimento pelo INSS, no CNIS somente constará o NIT principal com indicação de todos os vínculos e as contribuições do trabalhador.
Uma das formas mais simples para obter o NIT é realizar o passo a passo, narrado anteriormente, para consultar o código no Cadastro Nacional de Informações Sociais.
Aqueles que preferirem acessar o NIT online têm duas possibilidades: CNIS e o CadÚnico. Veja o passo a passo para verificar o NIT nos dois portais.
O extrato de FGTS pode ser conferido rapidamente através do site da Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso ter as seguintes informações:
Existem diversas maneiras de o cidadão, que atende aos requisitos do NIT, obter esse código numérico. A primeira é por meio do deslocamento até uma Agência da Previdência Social, munido dos documentos pessoais. Outra alternativa é via solicitação telefônica para a Central Telefônica do INSS (135).
Em seu Cartão Cidadão também é possível encontrar os 11 dígitos do NIT. Lembrando que os últimos 2 números não contam, são apenas 11 dígitos.
Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.
Já o PIS (Programa de Integração Social) é um código gerado pelo sistema de dados da Caixa Econômica Federal, assim que o trabalhador é registrado pela primeira vez pelo empregador de uma empresa privada. É através desse número que o trabalhador tem acesso, por exemplo, ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).