A ulna é o maior osso do antebraço, que possui uma estrutura chanfrada na parte superior, um corpo triangular largo e torna-se na extremidade inferior estreito e cilíndrico. Trata-se do menor osso do antebraço, que possui uma cabeça discoide, sendo estreito na extremidade proximal e largo na extremidade distal.
Cúbito é a articulação de três ossos que ficam entre o braço e o antebraço.
Sua borda lateral proeminente, borda interóssea, é onde a membrana interóssea fica fixada. É o mais curto dos ossos do antebraço, localizando-se lateralmente com o braço em posição anatômica.
Esta é achatada e está situada nas costas. O braço é formado por um único osso, o úmero. O antebraço tem dois ossos, o rádio e a ulna.
Fazem parte do esqueleto apendicular: Membros superiores: Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos).
Figura 1. O tórax é composto por um conjunto de estruturas que pode ser dividido em parede torácica, espaços pleurais, pulmões, hilos pulmonares e mediastino. Superiormente o tórax continua-se com o pescoço e inferiormente é delimitado pelo diafragma.
Percuta o tórax de forma simétrica, percutindo um dos lados e em seguida o outro no mesmo nível, para que possa efetuar comparação entre ambos.
Barril no tórax Barril ou tonel é grande recipiente de madeira que lembra um cilindro abaulado, formado por dois tampos planos e aduelas unidas e presas por arcos metálicos. Destina-se a conservar ou transportar algo, especialmente líquidos, como bebidas e petróleo.
Como confirmar o diagnóstico O raio-x do tórax é o melhor exame para diagnosticar o princípio de pneumonia e o exame do catarro consegue identificar se a infecção é provocada por um vírus, bactéria ou fungo.