Musée Rodin
Davi de Michelangelo é bem mais a altura normal de um ser humano normal, em oposição à estátua em tamanho real de David de Bernini. Eu diria que a primeira coisa que você percebe quando você vê esta estátua é o fato de que ele está sem roupa.
Nesta escultura, David segura a arma com que matou o gigante Golias, uma funda. A Bíblia conta que Davi valeu-se da funda para acertar-lhe uma pedra na cabeça, fazendo-o cair, para mais tarde o degolar. O herói bíblico não é representado com a cabeça do Golias morto, como em Donatello ou nas estátuas de Verrocchio.
As gravuras são assinadas, numeradas e datadas pelo próprio artista. Em geral a numeração aparece no rodapé da gravura, da seguinte forma: 1/100, por exemplo, indicando o número do exemplar (1) e quantas cópias foram produzidas daquela imagem (100).
A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. ... Em geral a numeração aparece no rodapé da gravura, da seguinte forma: 1/100, por exemplo, indicando o número do exemplar (1) e quantas cópias foram produzidas daquela imagem (100).
A gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.
As gravações nas matrizes, ou placas de metal, são feitas por incisão direta – ponta seca – ou pelo uso de banhos de ácido – água-forte e água-tinta. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francês gravure en creux), termo genérico que é aplicado para definir certos procedimentos da gravura.
no universo da gravura, quatro grandes grupos se destacam quanto à maneira como são produzidas as imagens: a xilogravura, feita a partir da ma- deira; a litografia, feita em matriz de pedra; a gravura em metal e, por fim, a serigrafia, feita a partir de uma tela.
A gravura apresenta-se basicamente em quatro vertentes: xilogravura, calcografia (gravura em metal), serigrafia e litografia, que se desenvolvem na história da humanidade por razões distintas.
Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.
A história da gravura é mais antiga do que muita gente imagina. Ela foi particularmente importante no século II, quando os chineses, por meio de pedras e madeiras, gravavam sua arte. No ocidente, a gravura teve seu início junto com o surgimento do papel, no século XIV.
O processo de gravação consiste em transferir a imagem desenhada para uma "tela de nylon". O desenho pode ser feito com tinta opaca (nanquim) em material transparente (acetato ou papel vegetal), obtendo-se o "filme" que servirá para gravar a tela (matriz). Este processo assemelha-se ao da fotografia.
Para ser aplicada em sala de aula teve que sofrer algumas adaptações. Dessa forma, pode-se trabalhar com a criação de gravuras com matrizes de papelão, com a figura em relevo, usando tinta guache para a impressão.
Foi assim que com o auxílio de designers, antropólogos e artistas mais experientes, os artesãos aprenderam a aplicar suas matrizes em suportes dos mais variados, como por exemplo, cartões postais, catálogos, rótulos, agendas e toda uma gama de produtos gráficos.