O que é a dengue? Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.
Para que a dengue ocorra, são necessários três componentes: o vírus que causa a doença (são quatro sorotipos), o mosquito, que transmite o vírus (chamado vetor da doença) e uma pessoa susceptível (que nunca teve contato com o sorotipo de vírus que está sendo transmitido pelo vetor).
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.
A dengue é uma doença cuja transmissão ocorre pela picada do mosquito da espécie Aedes aegypti, não ocorrendo transmissão por contato direto entre uma. pessoa com dengue e outra sadia. Para que a transmissão da dengue aconteça, necessário que ocorra a inoculação ....
Cuidados dentro das casas e apartamentos
Resposta: Explicação: Em alguns anos as epidemias de dengue são mais preocupantes do que outras, porque o número de afetados incrementa exponencialmente gerando muitas mortes no nível mundial.
A vacina contra a dengue é fabricada utilizando-se um vírus da dengue atenuado, ou seja, em uma forma incapaz de causar a doença. Apesar de ser incapaz de causar dengue no paciente, o vírus permite que o sistema imunológico produza anticorpos contra ele, garantindo uma proteção contra a doença.
Resposta. Resposta: A vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.
A dengue é tão complexa, que a segunda infecção pode vir a ser mais grave que a primeira. A sanofi analisou o valor da proteção a longo prazo da vacina em indivíduos com uma infecção prévia por dengue demonstrando, neste grupo, eficácia de 79% de redução de hospitalizações e 84% de redução de casos graves.
A vacina está licenciada para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos e é recomendada para indivíduos previamente infectados por um dos vírus da dengue (soropositivos com ou sem história da doença). Pessoas imunodeprimidas. Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina.
É um grave problema de saúde pública, por isso, medidas que visam ao controle da doença são fundamentais para garantir a saúde da população. Em dezembro de 2015, foi lançada a primeira vacina contra a dengue.
O desenvolvimento da vacina contra dengue começou em 2009, quando o Butantan conseguiu licença para pesquisar os quatro vírus da dengue.
O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas não humanos nas proximidades da península da Malásia.
Dengue é uma moléstia infecciosa, de origem viral, cuja transmissão acontece por meio da picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. A dengue chegou ao Brasil com os navios negreiros vindos do continente africano. O primeiro caso de doença ocorreu, em 1685, na cidade de Recife.
O vetor foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, mas o seu nome definitivo, Aedes aegypti, só seria estabelecido em 1818. No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX, em Curitiba, no Paraná, e do início do século XX, em Niterói, no Rio de Janeiro.
O Aedes aegypti foi erradicado do Brasil na década de 1950.
Qual a origem do mosquito Aedes aegypti? O A. aegypti é originário do Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.