Significado de Crise Conjuntura socioeconômica problemática, desequilíbrio entre bens de produção e de consumo, normalmente definida pelo aumento dos preços, pelo excesso de desemprego, de falências: crise econômica. [Figurado] Momento perigoso ou difícil; período de desordem.
Alternativas táticas são todas as opções disponíveis aos comandantes da operação para atuarem em uma situação crítica, buscando alcançar, assim, o melhor resultado possível para a resolução do evento crucial.
Em tais casos, a pessoa que está sendo segura não é tecnicamente um refém, usada para assegurar o preenchimento de uma exigência, mas uma vítima, a qual o sujeito deseja atingir.
Dentro da atividade policial, a Academia Nacional do FBI define Crise como: "Um evento ou situação crucial, que exige uma resposta especial da polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável".
São considerados eventos críticos, ocorrências que exigem respostas especiais por parte da policia, como sequestros, rebeliões em presídios, assaltos com tomadas de reféns, ataques terroristas, tentativa de suicídio, artefatos de explosivo, acidentes de grande proporção, atiradores em locais públicos, como nas escolas, ...
É extremamente importanto fazer o isolamento do ponto crítico é uma dos primeiras e principais técnicas da doutrina do Gerenciamento de Crises. ... O Causador de Evento Crítico não pode conseguir obter informações do que está acontecendo no momento da crise.
Gerente da Crise é o comandante de toda a operação, sendo a autoridade máxima da crise. ... Em uma situação de crise, onde se encontra um criminoso com ou sem refém, mas ameaçando vida humana (ainda que apenas a sua), é de extrema relevância o papel do negociador.
Entre as características que englobam um evento critico está a compressão de tempo, a qual alguns autores defendem que não pode ser confundida com o tempo de duração da ocorrência, uma vez que uma crise pode não ter prazo para terminar, bem como, deve ter relação com o iminente risco de morte, necessitando urgência, ...
O tiro de comprometimento, ou tiro de sniper, é uma das alternativas táticas que as organizações policiais dispõem para a resolução de situações críticas. Este tiro se constitui em um único disparo realizado por policial especialmente treinado para este fim, sob as ordens do comandante do teatro de operações.