Teratoma é um tipo de tumor que surge devido à proliferação de células germinativas, que são células encontradas somente nos ovários e testículos, responsáveis pela reprodução e capazes de dar origem a qualquer tecido do corpo. Assim, é comum que o teratoma surja no ovário, sendo mais frequente em mulheres jovens.
O teratoma cístico ovariano maduro constitui neoplasia derivada de células germinativas e apresenta tecidos bem diferenciados provenientes dos três folhetos embrionários. É comum em mulheres jovens, sendo freqüentemente unilateral.
Um teratoma é um tumor congênito (presente antes do nascimento) formado por diferentes tipos de tecido. Teratomas em recém-nascidos são geralmente benignos e não se espalham pelo organismo. Eles podem, no entanto, ser malignos, dependendo da maturidade e de outros tipos de células que podem estar envolvidos.
Teratoma maduro A remoção cirúrgica da lesão é o tratamento indicado para os teratomas maduros. O objetivo é retirar apenas o tumor, preservando o(s) ovário(s). A cirurgia pode ser feita por via aberta (laparotomia) ou por laparoscopia.
Cirurgia para Teratoma A cirurgia para a retirada do teratoma deve ser realizada por métodos minimamente invasivos, como a laparoscopia ou a cirurgia robótica. A cirurgia convencional, com um corte no abdome semelhante ao da cesárea apresenta maiores taxas de complicações e por isso deve ser evitada.
O teratoma sacrococcígeo é um tumor benigno, composto pelas três camadas de células germinativas e com origem na falha de migração das células pluripotenciais que se originam no nodo de Hense.
Laparoscopia: preço O valor do procedimento varia de acordo com o hospital e características do paciente. Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais.