substantivo feminino Suposição ou conjectura; ação de pressupor, de supor, de acreditar ou de julgar por antecipação: a pressuposição apontava para o crime. [Lógica] Enunciado, ou proposição, em que o teor verdadeiro é dependente da falsidade ou da verdade de outro. Etimologia (origem da palavra pressuposição).
PREMISSA: Uma afirmação usada num argumento para sustentar uma conclusão. Por exemplo, a premissa do argumento "O aborto não é permissível porque a vida é sagrada" é a afirmação "A vida é sagrada".
Raciocínio é um substantivo masculino que significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. ... No âmbito da lógica, um raciocínio é uma operação intelectual que tem início em duas premissas conhecidas e que permite chegar a uma terceira que deriva de forma lógica das duas anteriores.
Um argumento é um conjunto de afirmações conectadas das quais pelo menos uma (a premissa) pretende oferecer razões para mostrar que a outra (a conclusão) é verdadeira. Assim, para termos um argumento precisamos de premissas e conclusões. Vamos ver o que isso quer dizer analisando vários exemplos de argumentos.
A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.
Em suma, o método indutivo parte de observações enquanto o dedutivo parte da teoria. Para chegar a uma conclusão, esse tipo de raciocínio parte do específico para o geral. Assim, de uma premissa particular há uma generalização até chegar no universal.