Genes constitutivos possuem promotores e outras sequências de DNA reguladoras que asseguram a expressão constante.
Provavelmente, a maior diferença entre os dois tipos de promotores é que os promotores de genes constitutivos têm propriedades de iniciação relativamente invariáveis, enquanto que, os promotores de genes regulados encontram-se mais ou menos activos a promover a transcrição dependendo da presença, ou da ausência de ...
O gene regulador codifica a produção de uma proteína que atua como repressor. Compete a este gene controlar a expressão dos genes estruturais. O repressor fixa-se no gene operador, impedindo a transcrição dos genes estruturais.
Transcrição. A transcrição é um ponto-chave de regulação para muitos genes. Conjuntos de proteínas de fator de transcrição se ligam a sequências de DNA específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNA.
Factores de transcrição (TF) são proteínas que se ligam ao DNA de células eucarióticas para permitir que haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, permitindo assim a transcrição e a futura tradução.
Os promotores são seqüências de DNA específicas importantes para o início da transcrição. Tais seqüências são reconhecidas por algumas proteínas específicas, chamadas de fatores de transcrição, que trazem a RNA polimerase para realizar a montagem dos RNAs.
Em genética, um promotor é uma região do DNA que inicia a transcrição de um determinado gene. Os promotores estão localizados perto do sítio de início da transcrição de genes, na mesma fita e a montante no DNA (para 5' da fita código).
Taq Pol é a enzima DNA polimerase recomendada para reações de PCR de rotina. É otimizada para alta especificidade e garante mínima formação de produtos inespecíficos.
DNA Helicase : A função da DNA helicase é reconhecer a origem de replicação e desenrolar a dupla-hélice de DNA, na forquilha de replicação. ... DNA polimerase : enzima que catalisa a formação de cadeias de DNA usando as cadeias separadas como molde. Actuam no terminal 3' da cadeia molde e só replicam na direcção 5'-3'.
As DNA topoisomerases são enzimas responsáveis pela resolução das dificuldades geradas durante processos que requerem o desenrolamento das fitas de DNA, ao induzirem uma quebra transitória nessa cadeia.
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
O processo de replicação ocorre nos dois sentidos da fita de DNA. Na replicação, uma cadeia de DNA separa-se, nucleotídeos livres ligam-se nas fitas simples e, assim, duas novas moléculas surgem. ... O início da formação da nova cadeia de DNA ocorrerá da extremidade 3' do oligonucleotídeo iniciador.
A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de RNAm. A outra fita não é transcrita. ... Com o fim da transcrição, as duas fitas de DNA seu unem novamente, refazendo-se a dupla hélice.