EQST

O Que Um Ato Ilcito Equiparado?

O que é um ato ilícito equiparado?

Diferentemente do ato ilícito puro, onde a conduta adotada já nasce ilícita, no ato ilícito equiparado o causador do dano seria sujeito de direito, e via de regra, poderia exercer o ato sem qualquer empecilho, já que o mesmo se encontra amparado pelas normas jurídicas.

O que configura um ato ilícito?

ATOS ILÍCITOS. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Quais são as categorias do ato ilícito?

Em direito, ato ilícito é o ato causador de prejuízo, seja patrimonial, físico ou moral, a outrem. ... Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

O que configura ato ilícito?

ATOS ILÍCITOS. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

O que é considerado um ato ilícito?

ATOS ILÍCITOS Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Qual a consequência do ato ilícito?

Logo, a conseqüência jurídica do ato ilícito é a obrigação de indenizar. A responsabilidade civil por ato ilícitos tem sua previsão legal no Código Civil, arts. 1518 a 1553, havendo em algumas hipóteses a substituição da culpa pela idéia de risco.

O que é lícito e o que é ilícito?

O termo licito é o antônimo de ilícito, ou seja, significa algo que está de acordo com as regras e leis vigentes; aquilo que é moralmente aceito. As drogas licitas, por exemplo, são aquelas liberadas pela legislação para serem livremente comercializadas, como acontece com os cigarros e bebidas alcoólicas.

O que são atos ilícitos dolosos?

Na Responsabilidade Civil, os atos ilícitos praticados por outrem ou por aqueles pelos quais é o mesmo responsável, são classificados como dolosos ou culposos. ... Em sentido amplo (“lato sensu”), diz-se que o responsável por um ato ilícito agiu com culpa, ou tem culpa, independente de seu ato ter sido doloso ou culposo.

Qual a consequência jurídica prevista na lei para quem pratica atos ilícitos?

Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. ... Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.