EQST

O Que Tornear Uma Peça?

O que é tornear uma peça?

O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatrizque executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à ...

Como é o processo de usinagem?

Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros.

O que é o processo de torneamento?

Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional.

Quais são os tipos de torneamento?

  • torneamento.
  • torneamento externo.
  • torneamento interno.
  • faceamento.
  • sangramento.
  • recartilhado.
  • rosqueamento.
  • polimento.

Qual é a diferença entre torneamento e usinagem?

Podemos dizer que a diferença entre o centro de torneamento e o centro de usinagem CNC se dá pelo fato de que enquanto um dos termos engloba o conjunto de ações da usinagem (o centro de usinagem), o outro revela um dos processos que compõem esse conjunto (no caso, o centro de torneamento).

Quais são os principais movimentos no processo de torneamento?

( - Torneamento é a combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo.

Quais são os parâmetros básicos de usinagem?

Usinagem - O Estudo da usinagem é baseado na mecânica (cinemática, atrito e deformação), na termodinâmica (geração e propagação de calor) e nas propriedades dos materiais. Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre peça e ferramenta.

O que é o movimento de avanço no torneamento?

1 – Movimento de GIRO : Esse é o principal movimento que permite o corte da peça. ... 2 – Movimento de AVANÇO : Esse movimento é responsável pelo deslocamento da ferramenta de corte ao longo da superfície da peça.

O que é movimento de avanço?

Movimento de avanço ( f ): É o movimento entre a ferramenta e a peça que, juntamente com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua do cavaco ao longo da peça.

O que é o avanço de corte?

Em usinagem com suportes em geral, avanço é a distância percorrida pelo porta ferramenta em cada rotação da peça. Em fresamento, avanço é a distância percorrida pela mesa da máquina em uma rotação da fresa dividida pelo número de cortes da ferramenta, isto é indicado em avanço por dente.

Como calcular o avanço de corte no torno?

FÓRMULAS PARA TORNEAMENTO

  1. *Dividido por 1,000 para. converter mm em m. n(min-1):Velocidade de Corte. Dm(mm):Diâmetro da Peça. π(3.

    Como calcular o avanço do Torno?

    O cálculo da velocidade de corte vai depender diretamente do material a ser usinado, e esse dado é uma grandeza diretamente proporcional ao diâmetro da peça que está sendo usinada, no caso dos tornos; ao diâmetro da ferramenta, no caso das fresadoras; e à rotação do eixo árvore. onde: V C = velocidade de corte (m/min).

    Como calcular o avanço da ferramenta?

    FÓRMULAS PARA FRESAMENTO

    1. *Dividido por 1,000 para converter mm em m. DC(mm) ; Diâmetro da Ferramenta. π(3.

      O que é velocidade de corte no torno?

      A velocidade de corte no torno é a que têm um ponto da superfície que se corta quando esta gira. Mede-se em metros por minuto e o valor correto se consegue fazendo com que o torno gire nas rotações adequadas. A velocidade de corte depende, entre outros, dos seguintes fatores: Material a tornear.

      Como determinar a velocidade de corte?

      A velocidade de corte V é determinada em metros por minuto [m/min] ou metros por segundo [m/s]. Ela depende da rotação do acionamento n em rotações por minuto [rpm] e do diâmetro da ferramenta d x π (3,14).

      O que é o faceamento?

      O faceamento serve para agilizar a vida do representante comercial e dos vendedores externos. O objetivo é cadastrar um estoque definido básico para o cliente, também chamado de Ponto de Equilíbrio. ... Assim, o seu cliente fica sempre com o estoque necessário e saudável para as suas operações, sem excessos e sem faltas.

      O que é o Faceamento no Torno?

      Faceamento Faceamento é a operação que permite fazer no material uma superfície plana perpendicular ao eixo do torno, de modo a obter uma face de referência para as medidas que derivam dessa face.

      Para que serve o recambio do Torno?

      Recambio: responsável pela transmissão do movimento de rotação do cabeçote fixo para a caixa Norton. ... Cabeçote Movel: parte do torno onde se desloca sobre o barramento oposta ou cabeçote fixo, a contraponta e o eixo principal estão situados na mesma altura e determina o eixo de rotação da superfície torneada.

      Para que serve um torneiro mecânico?

      Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. ... Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.

      Quais são os principais componentes de um torno?

      PARTES DO TORNO Cabeçote móvel Suporte Cabeçote fixo Placa Torre de ferramentas Eixo de cilindrar Eixo de roscar Caixa norton Garras 3 Em geral, os tornos mecânicos são compostos basicamente de: barramento, cabeçote fixo, caixa de engrenagens (Caixa Nórton), placa, carro principal, carro transversal, cabeçote móvel, ...

      Quais são as peças que compõem o corpo do Torno?

      Quais são as peças que compõem o corpo do torno? R: Composto por barramento, cabeçote fixo, cabeçote móvel e caixas de mudança de velocidade.

      Quais são os acessórios do torno mecânico?

      Os tornos mecânicos são vendidos apenas com componentes básicos. Mas existem muitos acessórios e ferramentas especiais para eles, como VDI, morsas, hidráulicas, cabeçotes, rosqueadores, localizadores de aresta, porta cones, pinças, mandril de aperto rápido e outros.

      Qual a vantagem do uso do ponta rotativa?

      A ponta rotativa diminui o atrito entre a ponta e a peça. Ela gira mais suave e suporta velocidades mais fortes, longitudinais. Quando a ponta é rebaixada, ela facilita o faceamento do topo.

      O que é a contra ponta rotativa?

      A contraponta rotativa, por definição, é utilizada para apoiar a extremidade da barra a ser torneada para, assim, ajudar na manutenção da linha de referência do centro dessas peças.

      Qual a função da contra ponta rebaixada?

      ponta rebaixada: facilita o completo faceamento do topo. A ponta é semelhante à contraponta fixa e é montada no eixo principal do torno por meio da placa arrastadora.