São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício.
É assim que um semicondutor funciona: se polarizado de forma normal ele conduz energia, mas se for feito o contrário, ou seja, ligar o polo positivo do componente no polo negativo da fonte e ligar o polo negativo do componente no polo positivo da fonte, o semicondutor vai funcionar como um isolante, impedindo ( ...
Resposta. Semicondutores são sólidos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os semicondutores podem ser de silício ou germânio e são utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
Semicondutores extrínsecos ou dopados são semicondutores intrínsecos onde introduzimos uma impureza para controlarmos as características elétricas do semicondutor. No caso do silício, como material semicondutor estas impurezas são elementos da coluna III (trivalentes) ou da coluna V (pentavalente) da tabela periódica.
Qualquer processo para aumentar anormalmente o rendimento físico ou mental de um indivíduo. Geralmente, utilizam-se substâncias ou produtos químicos que exercem uma ação estimulante ou desfatigante no organismo (hormonas anabolizantes, anfetamina, etc.).
Resposta. O processo de dopagem consiste em substituirmos átomos do elemento formador do retículo por átomos cujo tamanho seja aproximadamente o mesmo. No caso do Silício ou do Germânio, é comum dopá-los com elementos da família 13 ou 15 a fim de obterem-se semicondutores do tipo p ou n, respectivamente.
Dopagem eletrônica ou simplesmente dopagem é a adição de impurezas químicas elementares (usualmente índio ou fósforo) em elemento químico semicondutor puro (ou o germânio ou o silício, notadamente este último, atualmente), com a finalidade de dotá-los de propriedades de semicondução controlada específica (presença ...
A junção PN é a estrutura fundamental de semicondutores, especialmente diodos e transistores, geralmente formada com Silício e Germânio e são utilizadas na dopagem eletrônica de metais puros.
Um material semicondutor tem um valor de condutividade elétrica entre o de um condutor, como cobre, ouro, etc., e um isolante, como o vidro. Sua resistência diminui à medida que a temperatura aumenta, comportamento oposto ao de um metal.
Buracos em um metal ou semicondutor de rede cristalina podem se mover através da rede como os elétrons podem, e agir de forma semelhante às partículas carga positiva. ...
12 DOPAGEM DE UM SEMICONDUTOR Uma forma de aumentar a condutividade de um semicondutor é pelo processo de dopagem. Isso significa uma adição de átomos de impureza ao cristal intrínseco a fim de alterar sua condutividade elétrica. ... Esses materiais doarão um elétron adicional para o cristal de silício.
As classificações dos dopings são:
As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios. Estimulantes: substâncias que excitam e alteram o metabolismo, como a cafeína, a cocaína, o crack e as anfetaminas.
Wada é a World Anti-Doping Agency ou Agência Mundial Anti-Doping. Tem por função de produzir uma lista de substâncias que os atletas não podem consumir, e auxiliar as Federações Esportivas Internacionais.
O Código é o documento fundamental e universal que serve de base ao Programa Mundial Antidopagem nos esportes. O objetivo do Código é estimular o esforço antidopagem através da harmonização universal dos princípios antidopagem.
CBAt - Agência Nacional Anti-Doping.
10 de novembro de 1999
As Olimpíadas de 1964, realizadas em Tóquio no Japão, ficaram marcadas pelos constantes boatos de elevado uso de anabolizantes por parte dos competidores. Por causa disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se mobilizou e realizou os primeiros exames antidoping em 1967.
1989