Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.
Uma das principais preocupações com a cirurgia plástica é o cuidado com os pontos cirúrgicos. Como limpar os pontos, o que fazer e não fazer durante o processo de cicatrização são algumas das principais dúvidas de quem deseja melhorar alguma região do corpo.
Para saber se a ferida está infeccionada verifique se o local está inchado, excessivamente vermelho, inchado ou dolorido, se for o caso, alguns cuidados para reverter o quadro ou para impedir uma piora são necessários.
Praticamente todas as cirurgias após 30 dias liberamos para realização de atividades diárias, de moderados esforços; corridas curtas, serviços domésticos, trabalhos em geral. Porém grandes esforços como academia, trabalhos braçais de grande monta orientamos aguardas pelo menos 60 dias.
Esse fio geralmente tem a cor preta mas pode ser também incolor. O mais comum é o Nylon. Os fio absorviveis não precisam ser retirados. Com 25 dias de cirurgia a maior parte deste fio já teria sido absorvido pelo seu organismo.
O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico especializado na realização de uma série de cirurgia plástica, sempre com o objetivo de oferecer o melhor resultado ao seu paciente. Sua experiência é de mais de 18 anos e o Dr.Cláudio Lemos é Especialista e Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (SBCP), além de ser Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o que comprova a excelência de todos os procedimentos oferecidos.
Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.
O que acontece se a linha dos pontos internos ficarem no organismo por anos? Depende do tipo de fio que foi utilizado. Alguns são reabsorvíveis e desaparecerão, outros como algodão e linho pode causar rejeições e granulomas de corpo estranho e existem o que não são absorvíveis mas não causam alterações inflamatórias.
No site do Dr. Cláudio Lemos você irá aprender como cuidar de pontos cirúrgicos corretamente, fazer a assepsia do local, saber como agir quando os pontos inflamarem ou abrirem ou como tratar as feridas que surgem nos pontos, entre outros.
Se a paciente tomar todos os cuidados citados e aqueles que forem informados por seu cirurgião, é certo que ela não precisará passar pelo processo de cicatrização de pontos abertos, já que os pontos poderão ser perfeitamente fechados.
A Poliglitona é um fio sintético monofilamentar composto por poliéster-glicolídeo sintético, caprolctona, carbonato de trimetileno e lactídeo. Perde a força tensil em três semanas e é totalmente absorbido em 56 dias.
Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado; O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.
Na cavidade oral são usados geralmente os fios de n° 3.0 (absorvíveis 0.30 a 0.34 mm - inabsorvíveis 0.20 a 0.25 mm) e os de no 4.0 (absorvíveis 0.20 a 0.25 mm - inabsorvíveis 0.15 a 0.20 mm) e na Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pode ser usado até o n° 6.0 Page 7 (inabsorvíveis 0.07 a 0.10 mm).
Fio de sutura não absorvível: existem dois tipos, os sintéticos e os biológicos. Um dos mais utilizados é o fio cirúrgico de nylon — uma das suas principais características é a elasticidade e a resistência à água. Atua na cicatrização de ferimentos leves, evitando que o machucado fique exposto a infecções.
O Biosyn é um fio monofilamentar composto por poliéster-glicolídeo sintético, dioxanona e carbonato de trimetileno. Mantêm a força tensil por 28 dias e é reabsorvido após 90 dias.
Para avaliar se sua episiorrafia vai "fechar", apenas fazendo um exame físico em consulta médica. Se for so abertura da cicatriz da camada mais superficial (pele ou mucosa), pode ser que haja cicatrização ˜de dentro pra fora" espontaneamente (por segunda intenção).
Olá, o micropore pode ser utilizado de 01-02 semanas após a retirada dos pontos, ele pode ajudar a diminuir a tensão da ferida operatória e evitar contaminação do local. Siga as orientações do seu cirurgião. Pode-se ficar com o micropore de 7 a 14 dias.
Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado; O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.
Fios cirúrgicos não absorvíveis sintéticos: Poliamida – Fio de pouca reação tecidual, mas de difícil manipulação. É um fio elástico e resistente a água, podendo ser monofilamentar ou multifilamentar. POLIÉSTER – Fio revestido de teflon ou siliconizado.