Os botões gustativos são estruturas responsáveis por fornecer a gustação (sentido do gosto), e estão presentes na língua, na epiglote, nos pilares das amígdalas e região posterior da orofaringe.
Os botões gustativos são receptores gustatórios (quimiorreceptores) que pertencem ao sentido do paladar humano, neles estão agrupadas as células gustativas. Os botões estão localizados na língua, palato, epiglote, faringe e na porção superior do esôfago.
Existem seis tipos de papilas, com diferentes formas e funções: papilas fungiformes, papilas foliáceas, papilas circunvaladas, papilas filiformes, circunvolaformes, filgaformes. Estas são classificadas de acordo com as suas formas. Em geral, seres humanos tem entre 2.
Veja as dicas!
Embora ninguém saiba o que causa a afta, vários fatores combinados podem contribuir para seu aparecimento. Os fatores mais comuns são: Lesão bucal: tratamento dentário, escovação, prática de esportes, mordida na bochecha. Sensibilidades alimentar: chocolate, café, alimentos altamente ácidos ou condimentados.
A afta não é transmissível, mesmo durante um beijo. Fazer sexo oral quando se tem uma afta pode aumentar a possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis – Verdade. Pelo simples facto de a afta ser uma ferida, a boca fica mais exposta à contração de doenças.
Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem da afta, já se sabe que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.
Olá, Não, a afta é uma inflamação pequena e branca, cercada por uma área avermelhada, como uma ulceração, bastante dolorida, com duração de aproximadamente 7 dias. Apesar de não ser transmissível pelo beijo e normalmente dói muito, é bom evitar até sua cura completa.
As principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são:
"O contágio por sexo oral é comum. Não é preciso ter lesão ou ferida na boca e, inclusive, é possível pegar sífilis até em pele íntegra, como na mão, no braço, no pescoço ou na boca, caso a bactéria esteja ali e exista contato", diz Vasconcelos.
Se for apenas inflamação não tem problema, mas um dos prováveis motivo de inflamação de garganta ocorre em decorrência de infecção bacteriana. Se for o caso, não é recomendado que você a beije, pois pode passar infecção pra ela.
De acordo com a dentista, quase tudo pode ser passado pelo beijo, inclusive amigdalite bacteriana e mau hálito.
Os vírus e bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de pessoas para pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Além disso, a transmissão desses agentes infecciosos também pode acontecer através do beijo e do contato com objetos contaminados.
Infecções corriqueiras na garganta, sem o tratamento adequado, podem afetar e trazer problemas ao coração. O fato é que quando a infecção bacteriana na garganta, como no caso de amigdalites e faringites, não é devidamente tratada há o risco de que se torne um gatilho para a chamada doença ou febre reumática.
A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.
Mas muitas outras condições podem provocar o problema. Outras causas incluem infecções bacterianas, alergias, refluxo, uso excessivo da voz e até secura na garganta, provocada por ar condicionado, tempo seco ou dormir de boca aberta. Outra causa menos frequente são tumores que acometem a região da boca e garganta.
A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. Outras possíveis causas da dor de garganta podem ser a irritação na garganta pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.