Os modelos epistemológicos são modos/formas de conhecer criados em todas as áreas do conhecimento e influenciadores do planejamento e desenvolvimento de ações.
2) Pedagogia diretiva: o professor é o centro de todo o processo pedagógico (A←P). 3) Pedagogia relacional: não existe uma relação polarizada; tanto o aluno quanto o professor têm importância durante o processo pedagógico, estabelecem uma relação de troca (A ↔ P).
A neurociência permite que os profissionais da educação compreendam com mais clareza o funcionamento do cérebro e suas ações. Uma das descobertas é que a capacidade de criar conexões entre os neurônios está presente em toda a vida. Assim, todos os alunos são capazes de aprender algo novo todo dia.
Neurociência em sala de aula: como aplicar?
A neurociência oferece um grande potencial para nortear a pesquisa educacional e futura aplicação em sala de aula. ... Precisamos compreender que existe uma biologia, uma anatomia, uma fisiologia naquele cérebro que aprende, que é único na sua singularidade dentro da diversidade de alunos em sala de aula.
Neurociência Cognitiva: A Ciência da Aprendizagem e da Educação. A Neurociência estuda o sistema nervoso central, bem como as capacidades mentais do ser humano.
É responsável pelas funções de: Aprendizado e Memória. O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.
O cérebro descansa, mas não para! Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada. Durante o sono, o cérebro forma mielina de uma forma mais intensa, uma substância rica em lípidos muito importante para a boa conservação das fibras nervosas.
O conceito de plasticidade neuronal está relacionado à flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições e tarefas. Plasticidade neuronal é o nome dado a essa capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões a cada momento. ...
A plasticidade neural ou neuroplasticidade é a capacidade de organização do Sistema Nervoso frente ao aprendizado e a lesão. Esta organização se relaciona com a modificação de algumas conexões sinápticas.