Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). ... Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação. Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água.
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).
Uma das principais caracteristica dos sais são a sua capacidade de conduzir eletricidade quando está em meio aquoso, devido a dissociação dos cátions e aniôns; outra caracteristica é o alto ponto de fusão e também o sabor salgado.
Sais inorgânicos são formados pela associação iônica de pelo menos um cátion (formado por metal qualquer ou pelo amônio) e um ânion (simples ou composto). ... Quando adicionados à água, os sais sofrem dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente do hidrônio (H+) e um ânion diferente do hidróxido (OH-).
Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.
Sal ácido: precisa ter ao menos um H+ ionizável provindo da neutralização parcial do ácido de origem. Sal básico: precisa ter ao menos um OH- dissociável provindo da neutralização parcial da base de origem. Sal ácido: NaHCO3, NaHSO4, NaH2PO4, Na2HPO4, KHSO4, etc.
7
O corpo, quando desidrata, libera uma substância chamada histamina que predispõe as dores físicas. E quando nós tomamos água com adição de sal do Himalaia que contém magnésio, além de regular a hidratação, relaxa músculos, diminui a fadiga e aumenta a disposição corporal.
Na mistura de água e sal, a água é o solvente - o que dissolve, enquanto o sal é o soluto, o que é dissolvido. Como sabemos, o sal de cozinha é um composto iônico formado pelos íons de cloro (Cl-) e sódio (Na+).