A célula de Sertoli é uma célula somática de grandes dimensões do interior do testículo, relacionada com diversas células germinativas no túbulo seminífero.
Função. A presença da barreira hemato-testicular permite às células de Sertoli controlar o ambiente do compartimento adluminal, no qual as células germinativas (espermatócitos, espermatídeos, e espermatozóides) se desenvolvem, ao influenciar a composição química do fluido no lúmen.
O músculo cremaster se insere no escroto e age suspendendo o testículo. Constitui-se de fibras musculares contínuas ao músculo oblíquo interno do abdômen. A função do músculo cremaster está relacionada com a manutenção da temperatura dos testículos.
As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante (LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular.
Células de Sertoli são encontrados na lâmina basal, ou camada inferior de tecido em túbulos seminíferos dos testículos – o local da espermatogénese.
Em torno dos túbulos seminíferos, há as células mioides peritubulares (M) e, no tecido intersticial, as células de Leydig (L).
testículo
Os túbulos seminíferos (Figura 2), são túbulos ocos contorcidos circundados por leitos capilares, apresentam epitélio pseudo-estratificado germinativo, também denominado epitélio seminifero, e é o local onde se produz as células reprodutoras masculinas, os espermatozóides, estão distribuidos em alças e sua continuidade ...
O acrossomo é uma estrutura presente na cabeça dos espermatozóides. É composta por uma bolsa que contém enzimas digestivas. O acrossomo possui função de auxiliar na penetração do espermatozóide no óvulo, através da ação dessas enzimas.
Na composição do esperma é possível encontrar aminoácidos, frutose, enzimas, flavinas, prostaglandinas, ferro e vitaminas B e C. Além disso, por conter líquido produzido na próstata, o sêmen contém ainda proteínas, fosfatase ácida, ácido cítrico, colesterol, fibrinolisina, enzimas proteolíticas e zinco.
O complexo de Golgi circunda o núcleo condensado, tornando-se noacrossoma. Espermatozóides no interior do túbulo seminífero, antes da espermiação. ... Os espermatozóides sésseis são transportados para o epidídimo com o fluido testicular secretado pelas células de Sertoli, com o auxílio de movimentos peristálticos.
Durante a espermiogênese, algumas mitocôndrias se deslocam em direção ao flagelo em desenvolvimento, enquanto as demais se agrupam progressivamente e são liberadas pela célula espermática através do corpo residual, sendo provavelmente fagocitado pelas células de Sertoli (De Martino et al., 1979).
O sémen é um líquido corporal que seja segregado pelas gónada dos animais masculinos. Contem os espermatozóides e a fructose e as outras enzimas que ajudam o esperma a sobreviver e facilitar à fecundação bem sucedida.