EQST

O Que Sinusopatia Etmoidal E Frontal?

O que é sinusopatia Etmoidal e frontal?

Sinusopatia significa inflamação dos seios da face. No seu caso o seio etmoidal (parte alta do nariz), esfenoidal (mais profundo) e seios maxilar (atrás das "bochechas"). Pode ocorrer obstrução nasal ou nariz entupido, secreção nasal ou descendo pela "garganta", dificuldade em sentir cheiro e outros.

O que é sinusopatia crônica?

Consiste em uma inflamação que acomete a mucosa dos seios da face, em outras palavras, as cavidades ósseas ao redor dos olhos, das maçãs do rosto e nariz. As causas mais comuns da sinusite crônica são infecções por vírus, bactérias e alergias.

O que pode causar crise de sinusite?

Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.

O que são células Etmoidais?

Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.

O que é uma sinusite etmoidal?

Na região etmoidal, causa dor atrás dos olhos e entre eles, além de uma cefaléia frontal freqüentemente descrita como aguda, de forte intensidade. A dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em áreas bem definidas e pode ser sentida tanto na parte frontal quanto na parte posterior da cabeça.

O que é sinusite no maxilar?

Introdução: A sinusite maxilar é uma doença caracterizada pela inflamação e/ou infeção da mucosa do seio maxilar. Segundo a literatura, a sinusite maxilar de origem odontogénica representa 10‐12% dos casos de sinusite maxilar.

Quanto tempo dura a sinusite maxilar?

O termo sinusite aguda é aplicável quando os sintomas têm uma duração inferior a 4 semanas. O conceito de sinusite aguda recorrente é referido sempre que ocorram 4 ou mais episódios por ano, com 7 a 10 dias de duração.

Quais as causas da sinusite crônica?

O que é a sinusite crônica? Consiste em uma inflamação que acomete a mucosa dos seios da face, em outras palavras, as cavidades ósseas ao redor dos olhos, das maçãs do rosto e nariz. As causas mais comuns da sinusite crônica são infecções por vírus, bactérias e alergias.

Quanto tempo leva uma crise de sinusite?

Sinusite aguda Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal. Na crise aguda, os sintomas duram por no máximo 4 semanas.

O que fazer para amenizar a crise de sinusite?

7 formas naturais de aliviar a sinusite
  1. Umidifique o ar. ...
  2. Use soro fisiológico para limpar o nariz. ...
  3. Use uma solução salina caseira. ...
  4. Inspire vapores de ervas. ...
  5. Beba mais água. ...
  6. Coma refeições mornas. ...
  7. Descanse o suficiente.

Qual é a causa da sinusite?

Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.

Quais os tipos de sinusite e os seus sintomas?

Existem dois tipos de sinusite: uma sinusite aguda ou de curto prazo que pode ocorrer após um resfriado, um ataque de alergia, ou devido a poluentes no ambiente; e uma sinusite crônica ou de longo prazo, que dura mais de 12 semanas.

O que fazer para melhorar a rinite e sinusite?

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

Quando a sinusite é grave?

Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável. Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa.